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Entender importância do processo de reconhecimento de marca é uma parte vital de criar uma sólida estratégia de marketing. O processo conhecido internacionalmente como brand awareness tem uma gama diversificada de usos, e pode servir aos mais diferentes objetivos traçados por uma marca. 

O comércio digital vem ganhando grande força no varejo nacional e internacional. As vendas do já representam uma porcentagem significativa dos números totais do mercado, pelo mundo inteiro. Impressiona como os consumidores aderiram de forma aberta à essa modalidade de compra, e como esperam cada vez mais e mais da experiência de consumo digital. 

Trabalhos de marketing são essencialmente guiados pelos principais objetivos da marca. Normalmente, estes estão ligados, direta ou indiretamente, ao aumento das vendas de um produto ou serviço. Assim, profissionais da área sempre procuram por formas de crescer estes números, dada sua importância nos projetos. 

Uma das grandes características da evolução tecnológica que temos vivenciado é a série de bruscas e constantes mudanças que vivenciamos no comportamento dos usuários. Em uma espécie de sinergia com as inovações propostas pelos grandes players do mercado, os diferentes nichos sociais se adaptam e rapidamente aderem às mudanças. 

Em uma década, as interações sociais no mundo digital se tornaram mais dinâmicas, móveis e superconectadas. Não só convivemos com as novidades dos perfis de amigos, celebridades e influenciadores, como também acompanhamos tudo isso via vídeo -- com uma capacidade de processamento (e consumo) inimaginável há poucos anos. 

E com a chegada de uma nova década, espera-se que os avanços tecnológicos, aliados com a crescente experiência dos usuários no ambiente digital, irá mudar certos comportamentos que experimentamos nas redes. O que será tendência em 2020? O que isso mostra para os próximos dez anos?

O conteúdo multimídia se estabelece, cada vez mais, como o dominante em todas as plataformas. Por mais que isso já seja algo compreendido, este conceito será ainda mais assimilado, principalmente aos que produzem conteúdo de forma profissional, e devem fazê-lo em mais de um formato. 

Um grande exemplo disto é a crescente escalada do TikTok, uma rede social baseada em conteúdo multimídia, aonde um público jovem (16 a 24 anos) já tende a passar um maior período de tempo, se comparado à mesma segmentação etária, em redes como Instagram e Facebook. 

Isso demonstra que a próxima geração de jovens adultos estará ainda mais conectada à esta linguagem de conteúdo, apta a consumi-la não no só no entretenimento, mas nas notícias e em diversas outras áreas. 

A  tendência de redes como Instagram e Facebook é segmentação em nichos, uma vez que a capacidade de engajamento orgânico tende a cair nos próximos anos. A rede azul já investe em ações publicitárias sobre os grupos, como um atrativo para usuários. 

Em termos de serviço, a tendência à uberização é grande. Isto também leva em conta condições macroeconômicas do país, bem como a aceitação dos serviços e a capacidade destas startups de crescerem no mercado. 

O desenvolvimento tecnológico também promete mais capacidade de processamento e velocidade nas redes móveis, principalmente com a tecnologia 5G. Esta tendência criará novas maneiras do público interagir com um mundo digital, principalmente em serviços cotidianos, aonde o digital não chega atualmente. 

2020 vem anunciando uma década de intensa conexão e experiência com o mundo digital. Estar preparado para oferecer este serviço significa se conectar de forma profunda com novos públicos, entendendo e criando maneiras inovadoras de agir.

 

A cada dia que passa, uma quantidade crescente de conteúdo vêm se acumulando em blogs e sites de marcas, que produzem textos ou vídeos recorrentemente. Há, com o passar do tempo, evidentemente, uma queda na popularidade destes artigos. O que fazer para revivê-los?

Em primeiro lugar, é muito importante saber reutilizar artigos interessantes quando estes forem oportunos, postando-os em redes sociais, listas de e-mail, entre diversas outras formas. Há várias maneiras de identificar os momentos corretos para a reutilização destes conteúdos: acontecimentos sazonais (datas e festividades), ou pontuais, que remetam ao assunto.

Após identificar estes momentos, é importante revisar o texto, tanto em busca de adaptações ao momento vivido, sem perder sua essência, e procurando por melhoramentos técnicos, como tags, que também o ajudarão a performar melhor em motores de busca.

Dentro deste aspecto, também é importante checar as métricas de qualidade de SEO (Search Engine Optimization). Elas são essenciais para que o artigo continue a ter excelente performance nas buscas. A parte boa desta otimização é o fato de que a temporalidade do artigo, determinante nas redes sociais, não impacta tanto em mecanismos como o Google. 

Este trabalho conta com a otimização da velocidade de carregamento das páginas, qualidade de sua estruturação, e até mesmo o interesse do público por seu conteúdo. Se os aspectos técnicos de SEO forem bem trabalhados, o artigo terá uma boa indexação nos mecanismos de busca, garantindo, assim, uma maior extensão de vida.

Todo este trabalho pode ser feito recorrentemente, uma vez que existe um planejamento de revisão de cada artigo, adequando seu momento de publicação às sazonalidades e às métricas de busca. Profissionais na elaboração e produção de conteúdo realizam este trabalho de forma perene, garantindo sempre uma gama produtiva e geradora de interesse constante.

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