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Sabemos que as redes sociais são as grandes plataformas para atingirmos os públicos de marcas com maior eficiência no mundo digital. Elas agregam a audiência e é possível criar um sentimento de pertencimento e afeto entre cliente e marca, estabelecendo vínculos antes inimagináveis entre estas partes. 

Nos dias de hoje, o marketing digital oferece diversas ferramentas eficientes para a performance de campanhas e conteúdos nas redes sociais e nos motores de busca. Uma delas, que se tornou extremamente popular, é a otimização de ranqueamento por palavras-chave, também chamado de SEO

A história da comunicação em massa é pautada por uma grande distância entre interlocutores. Há 30 anos atrás, na tentativa de ser ouvida, uma marca necessitaria de um spot de TV ou rádio, ou de um espaço em um jornal ou revista que mais se adequasse ao público. 

Com o advento do ambiente digital, esse paradigma mudou. É cada vez mais comum que a audiência tenha um contato muito próximo com suas marcas preferidas, o que cria grandes oportunidades de estabelecer laços fortes com este público. 

Como, então, fazemos para criar este contato? É importante ter em mente alguns parâmetros básicos desta relação. Ela se dá pela criação de uma linguagem que esteja adaptada ao universo da audiência. Isto criará estes laços desejados com seu público.

Veja, abaixo, algumas dicas de como acertar essa linguagem. 

Conheça profundamente seu(s) público(s). Uma das grandes vantagens que as ferramentas digitais oferecem é a possibilidade de conhecer com detalhes o seu público. É muito importante entender seus gostos, comportamentos, desejos e aspirações. Essas informações são uma parte importante da pesquisa de composição da linguagem para as mídias sociais. 

Outro fato é que pode existir mais de um público a ser conhecido. Grandes marcas têm audiências diferentes para um mesmo produto. Esses públicos podem coexistir em espaços diferentes, o que torna plenamente possível o desenvolvimento de linguagens únicas, adaptadas à realidade de cada um. 

Estabeleça um diálogo constante com a audiência. Uma vez que o trabalho de conhecimento da sua audiência foi feito, é importante estar em um diálogo constante com ela. Isto ajuda a entender melhor o que esse grupo pensa da marca como um todo, em termos de produtos, serviços, posicionamentos e muito mais. Atualmente, as redes sociais são o melhor termômetro para obter estas informações. 

Escolha com atenção os temas abordados nas redes. Em tempos de grande sensibilidade quanto aos debates nas redes sociais, é muito importante que o trabalho de curadoria dos assuntos a serem discutidos seja cuidadoso. Não se trata de omitir pautas caras à marca. No entanto, é importante entender o contexto para que o assunto não se volte contra quem o propôs. Grandes marcas de cosméticos, por exemplo, sofreram grandes críticas por defenderem a diversidade na beleza feminina, mas continuarem a ter cremes anti-idade como produto principal.  Estes casos merecem atenção especial na atualidade.

Cuidado com a artificialidade da persona criada. Uma vez que a linguagem a ser usada nas redes sociais de uma marca é definida, é importante tomar um grande cuidado com sua naturalidade. Muitas marcas pecam ao tentar soar de forma muito pessoal com sua audiência, o transparece uma intenção artificial. Por isso, o trabalho de redação deve ser o mais natural possível, tanto no texto quanto na escolha das pautas a serem discutidas. 

Por fim, é importante somar os dados sobre seu público com a naturalidade na redação. Estes pontos criarão uma comunicação muito eficiente com a audiência. Será completa e não corre o risco de ser artificial.

 

Uma das grandes discussões em torno das estratégias de marketing digital é sobre a eficiência das estratégias de marketing de conteúdo. O que o torna tão atrativo e eficiente para a construção de relacionamento entre marcas e público?

A resposta para esta pergunta não é simples. No entanto, ela passa necessariamente pela execução de uma boa estratégia de marketing, que aborde as principais demandas da marca naquele momento, e saiba utilizar do ferramental existente para resolver estes problemas de forma eficiente. 

Uma destas ferramentas, no caso, é o marketing de conteúdo. Ela é extremamente eficiente no momento de criar laços entre marca e público. Portanto, é um mecanismo muito bom para estratégias completas, que vão desde o reconhecimento da marca até a conversão da audiência em clientela. 

O primeiro grande motivo do conteúdo ser eficiente está na criação de empatia. Vender não é um ato fácil, principalmente se a estratégia não contar com nenhum benefício evidente ao consumidor. Por isso, o conteúdo bem desenvolvido, que cumpre os objetivos de informar, entreter e finalmente formar opinião, é de suma importância. 

A construção deste trabalho também é subdividida em partes de execução. São etapas importantes deste trabalho a pesquisa de público, que entende o comportamento da audiência; a curadoria de conteúdo; e a boa redação, que compreende técnicas de rankeamento, uso de palavras-chave e texto bem escrito.

Se estas etapas são bem executadas, a audiência passa a confiar naquilo que a marca anuncia. É evidente que o anúncio, por sua vez, deve estar de acordo com o que vem sendo construído pelo marketing. 

Por fim, percebemos que o conteúdo é parte fundamental de um trabalho de marketing completo e arrojado. Ele tem grande função de criar laços com a audiência, o que se torna parte central do processo de vendas.

 

Sob qualquer aspecto da produção de conteúdo digital, a otimização dos resultados de busca (SEO) é parte fundamental no processo de compartilhamento do trabalho. Isso significa que é tão importante garantir o acesso ao conteúdo quanto propriamente produzi-lo. 

Os vídeos do Youtube não estão fora desta lógica. É extremamente importante saber produzir uma boa otimização dos mecanismos de busca, com o intuito de obter um rankeamento expressivo. 

Aqui vão algumas dicas de como otimizar seus resultados de SEO com dicas simples, porém eficazes. 

Descreva seu canal de forma completa. Enriqueça os campos de preenchimento de informação com o maior detalhamento possível. Uma descrição vaga do canal dificulta um bom rankeamento, no fim do dia. Por isso, seja o mais específico em relação à que tipo de conteúdo espera o espectador naquela página. 

Faça uma curta introdução ao tema do vídeo. É importante que o espectador tenha a possibilidade de entender previamente do que se trata o vídeo, sem necessariamente ter que vê-lo inteiro. Por isso, o Youtube premia aqueles que introduzem uma pequena descrição ao tema no início do vídeo. 

Descreva o tema com riqueza na descrição. A descrição do vídeo é um campo poderosíssimo para o rankeamento SEO do conteúdo. Uma boa redação, que contenha as palavras-chave centrais ao tópico, pode ajudar muito na popularidade do vídeo. 

Insite o debate nos comentários. O engajamento da audiência nos comentários também é ponto importante para o bom rankeamento do vídeo nos resultados de busca. Por isso, é importante que esse aspecto seja inserido ao fim de cada vídeo. Pergunte a opinião dos espectadores, instigue-os a comentar sobre o tópico. 

Conecte o vídeo à outros de seu canal. É muito importante que o espectador veja mais de um vídeo de seu canal em um acesso. Isso pode ser alavancado ao adicionar links a vídeos anteriores que abordem o mesmo tópico, ou que sejam de interesse do público.

 

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