Uma das grandes discussões em torno das estratégias de marketing digital é sobre a eficiência das estratégias de marketing de conteúdo. O que o torna tão atrativo e eficiente para a construção de relacionamento entre marcas e público?
A resposta para esta pergunta não é simples. No entanto, ela passa necessariamente pela execução de uma boa estratégia de marketing, que aborde as principais demandas da marca naquele momento, e saiba utilizar do ferramental existente para resolver estes problemas de forma eficiente.
Uma destas ferramentas, no caso, é o marketing de conteúdo. Ela é extremamente eficiente no momento de criar laços entre marca e público. Portanto, é um mecanismo muito bom para estratégias completas, que vão desde o reconhecimento da marca até a conversão da audiência em clientela.
O primeiro grande motivo do conteúdo ser eficiente está na criação de empatia. Vender não é um ato fácil, principalmente se a estratégia não contar com nenhum benefício evidente ao consumidor. Por isso, o conteúdo bem desenvolvido, que cumpre os objetivos de informar, entreter e finalmente formar opinião, é de suma importância.
A construção deste trabalho também é subdividida em partes de execução. São etapas importantes deste trabalho a pesquisa de público, que entende o comportamento da audiência; a curadoria de conteúdo; e a boa redação, que compreende técnicas de rankeamento, uso de palavras-chave e texto bem escrito.
Se estas etapas são bem executadas, a audiência passa a confiar naquilo que a marca anuncia. É evidente que o anúncio, por sua vez, deve estar de acordo com o que vem sendo construído pelo marketing.
Por fim, percebemos que o conteúdo é parte fundamental de um trabalho de marketing completo e arrojado. Ele tem grande função de criar laços com a audiência, o que se torna parte central do processo de vendas.