Você sabe o que é o TikTok?
O TikTok é um aplicativo para Android e IOS, sendo uma plataforma de mídia social exclusiva para vídeos curtos. A rede social é a sucessora do musical.ly e teve um crescimento chamativo no ano de 2018 alcançando a marca de 4º aplicativo mais baixado do ano, superando gigantes como Instagram, Youtube e Snapchat.
O aplicativo possui funcionalidades de edição de vídeo com opções de adicionar trilha sonora e aplicar efeitos no vídeo, como adesivos temáticos, filtros faciais e de ambiente.
Alguns números marcantes da plataforma
No mundo, o número de downloads já ultrapassou a marca de 1 bilhão. Em dezembro de 2018, o app bateu recorde de instalação mensal, com a marca de 75 milhões.
Todos esses dados foram levantados considerando as instalações por meio das plataformas do Google Play, do Android, e App Store, do iPhone, além de estimativas de downloads na China.
Em comparação, no ano de 2018 o número de downloads do Facebook foi de 711 milhões e o Instagram ficou com 444 milhões. O TikTok, no mesmo período, conseguiu 663 milhões de downloads.
Marketing com o TikTok
Qualquer plataforma com números tão expressivos deve ser observada pelas empresas com a intenção de produzir seu próprio conteúdo para o público.
O TikTok tem um público muito bem segmentado, com a maior parte dos usuários tendo entre 16 a 24 anos, entende-se que o tipo de conteúdo ideal para plataforma são vídeos curtos, engraçados e chamativos para adolescentes. No caso da sua empresa ter a possibilidade de produzir conteúdo relevante para jovens dessa faixa etária, pode ser uma ótima ideia investir na plataforma.
Apesar do aplicativo já ter conquistado os mercados da China, Índia e Estados Unidos, o TikTok ainda não é tão grande no Brasil. Porém, certamente é apenas questão de tempo até que seja. Com isso, pode se entender uma grande oportunidade para as empresas que possuem a estrutura e capacidade para investir no TikTok, porque poderão se tornar perfis de referência com o crescimento da plataforma no cenário nacional.