Quem é usuário assíduo do Instagram, uma das mais populares redes sociais do mundo, sabe que seu potencial comercial é gigantesco. Seja de forma indireta, como a associação do consumo de certas marcas, exposta no cotidiano dos influencers, em forma de estilo de vida; até de formas mais diretas.
Uma delas é a solução criada pela própria plataforma para ajudar marcas a converterem vendas de forma mais simplificada: o Instagram Checkout. Esta ferramenta possibilita a vinculação de uma loja virtual à uma postagem de um produto específico na rede, que inclui seu preço e um link de redirecionamento para compra, tudo dentro do post.
Esta possibilidade faz muito mais do que simplesmente encurtar o caminho das vendas para o usuário. De fato, se utilizada no momento correto, este “atalho” proporcionado pelo Checkout se torna muito bem vindo à venda, uma vez que o aspecto subjetivo da propaganda, que convence pela lógica da compra ou pelo argumento de pathos, ou emoção, induz à conversão com muito mais propriedade.
Ao imaginarmos um influenciador que indica um produto, mesmo que de forma indireta, e lá coloca um link de vendas, tende a criar um maior número de pessoas interessadas, seja pela necessidade de obter aquele estilo de vida, ou mesmo por identificar uma demanda lógica que aquilo resolve.
A precificação também tem uma grande função nestes casos. Links com desconto personalizados e por tempo limitado, engajam pelo sentimento de urgência e, evidentemente, pela possibilidade de obter uma vantagem na compra.
Assim, a utilização de uma ferramenta como o Instagram Checkout é altamente recomendada, principalmente quando inserida num planejamento sofisticado de vendas. É uma excelente maneira de alavancar vendas, por meio da sensação de pertencimento, de experiência e de urgência em obter uma vantagem econômica na compra.