Que o Google possui uma vasta quantidade de dados sobre o comportamento de consumo de todos nós, não é surpresa para ninguém. Por isso mesmo, quando esta gigante do mercado digital decide transformar isso em um produto, sabemos do potencial de inteligência que está envolvido.
No último dia 28, foi anunciado o lançamento no Brasil das Categorias em ascensão no varejo, que faz parte do projeto Think with Google: uma plataforma de insights de comunicação e marketing, movida pela grande base de dados da empresa, que ajuda profissionais deste campo a trabalhar suas ações e estratégias.
A plataforma recém-lançada já estava disponível em outros grandes mercados, como os EUA e o Reino Unido. Ela se utiliza da dados processados pelo Google Trends, e os cruza com tendências sazonais, distribuição das pesquisas por estado, e até as palavras-chave mais procuradas dentro do tópico.
A ferramenta está disponível gratuitamente neste link, e apresenta todos os dados de forma muito clara e simples ao usuário final. Sua utilização, dentro do marketing, se estende desde a produção de conteúdo até o planejamento estratégico de mídias programáticas.
A utilização de todo o potencial de informações que existe em plataformas como esta, também o Think with Google e o Google Trends é algo essencial por parte de profissionais que não perdem tempo em estarem por dentro das principais inovações do mercado.
O melhor de tudo: são plataformas grátis, de fácil utilização e acessíveis a todos. É a forma mais eficiente de criar mais inteligência em cada decisão de trabalho, agregando aos resultados finais de cada projeto de comunicação.