Um dos grupos digitais de maior proeminência na luta contra a disseminação de notícias falsas no mundo, o Sleeping Giants, ganhou um braço e atuação no Brasil. Nas últimas semanas, o perfil do movimento no Twitter, sua principal rede de comunicação, ganhou grande força popular, o que trouxe relevância às suas ações.
Em resumo, a atuação do perfil expõe publicamente as marcas que anunciam em sites reconhecidos como produtores e disseminadores de notícias falsas. A rápida mobilização acaba por demandar uma resposta por parte das equipes de comunicação e marketing das empresas citadas, o que gerou rápida popularização do Sleeping Giants Brasil em arenas digitais.
Em pouco menos de um mês de atuação no Brasil, registraram marcas impressionantes. São mais de 300 mil seguidores em seu perfil principal e interações com as maiores marcas do país.
O trabalho de bloquear o financiamento de sites que propagam notícias falsas acaba por se tornar uma das maneiras mais efetivas de combater este mal contemporâneo. Os meios legais para denúncia das conhecidas fake news ainda são nebulosos, pela falta de um entendimento jurídico que tipifique qual é o crime cometido por tais produções.
É cada vez mais importante que os impostores digitais sejam expostos, para que seja possível separar ao máximo o que é o bom trabalho de produção jornalística da invenção de mentiras com fins políticos. Só assim todo o mercado de comunicação digital será salvo de um total descrédito, que afetará o consumo de conteúdo e, por consequência, a publicidade.