A cada dia que passa, uma quantidade crescente de conteúdo vêm se acumulando em blogs e sites de marcas, que produzem textos ou vídeos recorrentemente. Há, com o passar do tempo, evidentemente, uma queda na popularidade destes artigos. O que fazer para revivê-los?
Em primeiro lugar, é muito importante saber reutilizar artigos interessantes quando estes forem oportunos, postando-os em redes sociais, listas de e-mail, entre diversas outras formas. Há várias maneiras de identificar os momentos corretos para a reutilização destes conteúdos: acontecimentos sazonais (datas e festividades), ou pontuais, que remetam ao assunto.
Após identificar estes momentos, é importante revisar o texto, tanto em busca de adaptações ao momento vivido, sem perder sua essência, e procurando por melhoramentos técnicos, como tags, que também o ajudarão a performar melhor em motores de busca.
Dentro deste aspecto, também é importante checar as métricas de qualidade de SEO (Search Engine Optimization). Elas são essenciais para que o artigo continue a ter excelente performance nas buscas. A parte boa desta otimização é o fato de que a temporalidade do artigo, determinante nas redes sociais, não impacta tanto em mecanismos como o Google.
Este trabalho conta com a otimização da velocidade de carregamento das páginas, qualidade de sua estruturação, e até mesmo o interesse do público por seu conteúdo. Se os aspectos técnicos de SEO forem bem trabalhados, o artigo terá uma boa indexação nos mecanismos de busca, garantindo, assim, uma maior extensão de vida.
Todo este trabalho pode ser feito recorrentemente, uma vez que existe um planejamento de revisão de cada artigo, adequando seu momento de publicação às sazonalidades e às métricas de busca. Profissionais na elaboração e produção de conteúdo realizam este trabalho de forma perene, garantindo sempre uma gama produtiva e geradora de interesse constante.