O comércio digital brasileiro seguiu as tendências internacionais e cresceu 16% em 2019, é o que revela pesquisa da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm).
O aumento é resultado de uma comparação com os números do ano de 2018. É o melhor crescimento verificado desde 2015 no setor.
O número de lojas virtuais no Brasil também cresceu. A previsão da entidade é que até 87 mil novas lojas eletrônicas estejam em funcionamento até o fim do ano. Dentro deste mercado, o faturamento de micro/pequenas empresas e marketplaces também cresceu, saltando para 29 e 35%, nos números totais do mercado.
O crescimento, mesmo em tempos de recessão, demonstra o aumento de confiança dos consumidores no comércio digital. Os principais gargalos deste mercado estão sendo resolvidos com ações efetivas, como entregas mais eficientes, opções de devolução ampliadas e preços mais competitivos que lojas físicas.
Para o presidente da ABComm, Maurício Salvador, o crescimento também se explica por 2019 ter apresentado melhora em indicadores econômicos. “Livre dos eventos observados em 2018, vemos com bons olhos o desempenho para este ano”, afirmou, em entrevista ao portal Ecommerce Brasil.
A tendência para o futuro também é de crescimento. Este prognóstico se deve a fatos semelhantes aos que levaram ao crescimento em 2019: uma crescente habituação do consumidor em utilizar meios digitais para consumo e indicadores econômicos positivos.