Os grandes debates acerca de marketing e business na atualidade se concentram em volta do mundo digital. A cada dia que passa, a tecnologia permite que conheçamos mais a fundo o público-alvo das marcas e oferece poderosas ferramentas de diálogo com estes grupos.
Isso se faz de forma muito eficaz por meio de softwares de marketing, que gerenciam uma infinidade de dados relacionados à presença da marca nos ambientes digitais, como redes sociais, plataformas de busca e outros locais.
Isso, de fato, dá uma poderosa capacidade de planejamento e estratégia para as marcas. No entanto, é muito importante não se esquecer do poder de atuação de forma local e física. Esta forma de vendas ainda é responsável por grande parte do comércio brasileiro, principalmente em termos de varejo.
Independentemente do serviço prestado, é importante então mesclar as ferramentas digitais com ações locais. Este mix é uma estratégia eficaz para a atuação local de sua marca. Siga abaixo algumas dicas de como trabalhar com o marketing de proximidade nos meios digitais.
Use e abuse da geolocalização
A geolocalização é, talvez, a ferramenta mais eficiente em termos de marketing de proximidade que podemos usar. Como o próprio nome sugere, ela nos ajuda a segmentar anúncios e publicações por região, chegando a localizações extremamente específicas. Isto ajuda a ativar compras corriqueiras, de um público interessado em solucionar um problema de forma rápida.
Se um cliente deseja uma churrascaria para um almoço de negócios de última hora, o estabelecimento mais próximo sairá em larga vantagem. Isto não serve apenas para o varejo, mas também para serviços. Por exemplo, muitas agências de marketing são especializadas nas cidades que atuam, devido ao fato de conhecerem profundamente o mercado e a demografia em que estão inseridas. A geolocalização pode ajudar a achar estes prestadores que serão eficientes para seu negócio.
A geolocalização se aplica tanto em anúncios quanto em ações orgânicas. É importante saber onde está a demanda do público-alvo, neste caso. Além disso, atualmente, grande parte das redes sociais e plataformas de busca contam com um este tipo de segmentação.
Tenha um perfil completo no Google My Business
O Google My Business é uma excelente ferramenta para o trabalho de marketing de proximidade. É a ferramenta responsável pelas páginas de negócios que aparecem nos resultados de busca. De forma prática, o cliente em potencial tem acesso à informações de contato, endereço, horário de funcionamento, avaliações e outros valiosos dados do negócio em questão.
A parte boa é que a ferramenta é extremamente simples de usar. O preenchimento das informações é feito durante o cadastro, e em pouco tempo é possível aparecer nos resultados de buscas relacionadas ao seu serviço.
Conheça as plataformas de comunicação relevantes no seu mercado local
É de suma importância, também, que sua marca seja vista e lembrada nas principais plataformas de comunicação do seu mercado. Estas vão variar de acordo com o serviço prestado. O setor hoteleiro conta com aplicativos como TripAdvisor, enquanto bares, restaurantes e outros prestadores de serviço são vistos em plataformas como o Yelp.
Aparecer nestas plataformas, com um perfil completo e boas avaliações, é imprescindível num mundo conectado como o contemporâneo, mas que ainda preserva a relevância local.
Por fim, é sempre importante procurar por ajuda de especialistas em marketing. Uma consultoria especializada fará a diferença na atuação de sua marca, tanto no nível local quanto em escalas maiores, por meio das ferramentas digitais.