Ao refletirmos sobre o que a situação de quarentena nos trouxe, percebemos contextos com diferentes resultados e insights para o mercado de comunicação e marketing.
Em primeiro lugar, temos uma natural recessão econômica, tanto pela queda da produção de indústrias por todo o mundo, quanto pela diminuição do consumo. Este é um cenário que desmobiliza esforços relacionados a construção de estratégias de comunicação, uma vez que o temor do mercado tende a paralisar investimentos em serviços.
Ao mesmo tempo, temos um aquecimento do tráfego de mídias sociais e outras plataformas de convivência digital e de entretenimento. Mais pessoas estão consumindo conteúdo via streaming, procurando por cursos online e receitas para fazer durante a quarentena. Por si só, este já é um movimento que players do mercado de comunicação podem utilizar para criar engajamento nas redes.
O conteúdo, mais do que nunca, é um grande aliado neste momento. Irá reforçar relações com o público, gerar autoridade sobre tópicos de interesse à marca e solidificar o engajamento geral com os perfis em mídias sociais. É um trabalho que, neste momento, é de extrema importância para a estratégia de comunicação de todas as marcas, afetadas ou não pela crise da COVID-19.