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O SEO já é uma ferramenta amplamente conhecida no mercado de comunicação. Desde a popularização dos motores de busca online, estar no topo dos resultados se tornou uma demanda constante, o que também demandou um refinamento por parte dos algoritmos de search

No entanto, o SEO, assim como qualquer ferramenta que atua na construção de um plano executivo de comunicação, está sujeita a adaptações, dependendo do contexto de cada marca. As tecnologias acabam por ser guiadas pelo contexto da marca, e devem servir ao propósito dela.

Uma divisão que demonstra este conceito são as empresas B2B. Acrônimo anglicista para business to business, indica empresas cujo foco é prestar serviços ou vender produtos para outros negócios. Empresas que prestam serviços para consumidores finais, ou pessoas físicas, são conhecidas como B2C (business to consumer). Há também uma vasta gama de empresas com atuação nas duas frentes, em ramificações diferentes. 

O fator cliente, como é de se pensar, faz grande diferença na comunicação. Empresas com foco em vendas corporativas tendem a ter linhas de comunicação específicas, normalmente menos abrangentes, focadas em canais que atraem perfis profissionais, como o LinkedIn, e nichos específicos em redes sociais maiores. 

No caso dos buscadores (de volta à discussão do SEO), marcas B2B podem demandar adaptações também. No entanto, elas dependem mais do produto ou serviço vendido do que deste fator de público. Em aspectos mais abrangentes, tendem a demandar um trabalho mais complexo. 

Vendas para corporações tendem a ter maior volume, o que emprega mais custo, são mais longas e passam pela avaliação de mais pessoas até serem concretizadas. Estes fatores fazem com que a comunicação no processo de conversão tenha que ser mais paciente, com o intuito de fortalecer o possibilidade do sucesso no final. 

Por fim, é importante entender a frente que deve se seguir, como ela influencia o trabalho de comunicação, e como o processo de marketing acaba por se estruturar, principalmente nos estágios complexos de venda. 

 

O que nossos clientes estão falando?

  • "Minha experiência é a melhor possivel. O atendimento é impecável!!!"

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    Laura Ganon

    CEO - Fink Mobility

  • "Confiança, qualidade do trabalho e comprometimento definem uma parceria de sucesso. Para nossos clientes, o nível de qualidade e atendimento precisa ser "excelente" e para tal, a confiança em um parceiro como vocês, é fundamental. Cliente satisfeito é a garantia do nosso sucesso!"

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    Ana Mason

    CEO - Ana Mason Design

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