Na atualidade, a efetividade de comunicação nas redes sociais está diretamente ligada a qualidade do diálogo que se estabelece com uma audiência. As barreiras históricas dos produtores e consumidores de conteúdo se quebraram, e vivemos num período aonde estas interações são extremamente dinâmicas.
Ao passo que esta é uma situação inovadora, que permite a muitos terem sua voz reconhecida e ouvida sem necessariamente estar na mídia tradicional, configura-se um contexto novo para a propaganda. Principalmente quando tratamos do que o público faz com a mensagem que recebe de uma marca.
Ao pensarmos na lógica de propaganda offline, num período pré-digital, a interação com o público se estruturava por meio de influências no comportamento. Um grande exemplo foi a campanha do Garoto Bombril, que, por décadas, criou jargões e gerou conversas no Brasil inteiro. Isso solidificou a marca de uma tal maneira que Bombril se tornou referência para palha de aço. Uma associação construída em cima do conhecimento sobre o público, criando um diálogo popular e efetivo.
Atualmente, este diálogo se expandiu. É possível ter um contato diário com a base de fãs, nem sempre se utilizando de anúncios para fazê-lo, e criando um engajamento diário, principalmente entendendo que esta audiência se conecta de maneira muito sólida com ações de comunicação.
Isso se dá por alguns motivos. O primeiro referencia a hipersegmentação que afeta as plataformas online. Marcas têm um potencial de atingir seu público com grande precisão na atualidade. Isso permite entender sua composição e escolher o tom ideal para o diálogo, tanto em forma quanto em conteúdo.
Exemplos deste tipo de trabalho não faltam. O mais proeminente é, com certeza, a Netflix, que em redes sociais como Twitter, aonde seu público de interação é formado por adolescentes e jovens adultos, consegue estabelecer uma voz extremamente engajadora. Isto cria uma relação genuína com o público, e ao passar do tempo, a confiança e empatia por parte do consumidor eleva a marca a um novo nível de relação na comunicação.