A cada nova tecnologia de comunicação que chega ao grande público, adaptam-se os serviços das plataformas de mídia social. A capacidade de processamento dos smartphones, assim como a qualidade de conexão via WiFi ou pela rede de dados possibilitou que modelos de conteúdo como o Instagram Stories se tornasse muito popular entre a base de usuários da rede. Por isso, é muito importante que marcas saibam utilizar este produto com seu potencial máximo. Isto está muito além da divulgação de novos posts do feed, como vemos comumente no cotidiano.
Na realidade, o principal ponto está em se adaptar a linguagem deste produto. A natureza veloz de consumo dos stories, vídeos curtos que são descartados em 24 horas de sua publicação, impossibilita a produção de um conteúdo altamente elaborado.
Seu objetivo é outro, no entanto. O Stories tem um foco central em registro do cotidiano. É uma maneira muito eficiente de aproximar o dia a dia dos amigos, de uma figura pública ou mesmo de uma marca para/com seus seguidores. Isto não só fortalece a relação de comunicação entre quem produz o conteúdo e aquele que o recebe, mas também pode ajudar na criação de autoridade sobre determinados tópicos.
Os Stories também são uma excelente ferramenta de diálogo entre usuários. Utilizá-lo para responder perguntas, ouvir sugestões e esclarecer fatos é extremamente efetivo e gera engajamento nas redes. É uma das melhores maneiras de estabelecer comunicação rápida, eficiente e genuína entre pessoas pelas redes.
Se sua marca possui uma personificação, seja no rosto de um influenciador, ou mesmo em uma equipe de trabalho, é importante que estas pessoas apareçam frequentemente nestes conteúdos, para criar uma relação cotidiana com seus seguidores.
No fim das contas, o mais importante é saber utilizar a rede como uma forma eficiente e prática de relacionamento com fãs. Entenda o que seu grupo espera da marca nesta produção de conteúdo, e entregue sempre algo criativo, dinâmico e simples para o consumo.