Um dos mais importantes pontos para o bom desenvolvimento de comunicação de uma marca está na adoção de estratégias de marketing eficientes. Estas devem estar em compasso com a realidade do segmento de mercado em questão, atendendo assim suas peculiaridades.
No ramo da educação particular não é diferente. A cada dia que passa, escolas vêm adotando inteligentes estratégias de marketing para melhor estar em contato com a audiência desejada.
E para iluminar alguns destes conceitos, trouxemos três estratégias de marketing que farão a diferença para a comunicação da sua escola.
Segmentação do público
Como em qualquer ação de publicidade, é importante segmentar um público. No caso de escolas, se torna ainda mais sensível, pelo fato de estarmos lidando com a formação intelectual e civil de indivíduos. Logo, a filosofia de ensino das instituições deve ser comunicada de maneira clara para a audiência.
Outro grande fator de segmentação para escolas é a localização geográfica do público. A tendência é que pais e responsáveis optem por instituições mais próximas ao seu bairro de residência. Assim, o acesso do aluno é facilitado. Estudantes matriculados em escolas distantes de sua casa tendem a ter a experiência pedagógica reduzida.
Assim, é importante que a escola conheça profundamente seu público, e adeque sua realidade, em termos de infraestrutura e filosofia de ensino, para atendê-lo.
Use as redes como forma de contato com pais e responsáveis
As redes sociais devem ser usadas plenamente pelas escolas, no intuito de conectá-las com aqueles que fazem parte da vida educacional do aluno. Assim, não apenas questões meramente formais devem ser compartilhadas nas mídias, mas também a visão da instituição em assuntos caros à sua audiência.
Este ponto, por conseguinte, irá criar uma forte relação entre as duas partes, fato que pode ajudar, e muito, na criação de uma identidade do colégio.
Compartilhe os feitos e ganhos de ex-alunos
As vitórias dos ex-alunos em suas carreiras são, também, vitórias da instituição formadora. Assim, invista tempo em manter uma relação com os ex-alunos, principalmente em colégios com foco no nível médio. Essa ação não deve se ater à aprovações em vestibulares, mas em também outros pontos.
Os atuais alunos também devem ter o merecido destaque de suas conquistas. Conquistas em eventos como olimpíadas disciplinares, jogos intercolegiais e outros tipos de eventos educativos merecem destaque e atestam a qualidade de ensino da instituição.
Por fim, uma dica extra é sempre investir em uma boa equipe de marketing que possa interpretar a realidade da sua instituição e moldar um plano de comunicação singular e eficiente, que supra todas as necessidades de sua instituição.