Com o advento da internet na vida de centenas de milhões de pessoas mundo afora, os nossos hábitos mudaram muito. Mudamos a forma que consumimos TV, cinema, e livros, assim como se transformaram as formas de nos relacionar com nossos amigos, conhecidos e familiares.
A comunicação também se reinventou neste espaço digital. Cada vez mais pessoas estão ligadas aos meios de comunicação digitais, que se tornam a principal fonte de notícias para uma expressiva parte da população. O consumo também se rendeu, em partes, ao digital: cada vez mais pessoas optam pela comodidade de comprar online.
Este panorama traçado parece falar de um destino sem volta para o mundo digital e globalizado. Mas será que isso procede? A verdade é que o marketing local ainda é parte fundamental da estratégia de comunicação de diversas marcas.
Isso se dá por um dos fatores mais clássicos da publicidade. Quanto mais segmentado é o público de uma campanha, maior é a tendência dos resultados serem positivos. Isso significa que acertar um público em cheio ainda é a melhor e mais eficiente maneira de comunicar uma marca.
Portanto, este fator torna os mercados locais um grande potencial de investimento. Neles é possível conhecer o público de forma sólida, e assim interpretar mais eficientemente seu comportamento e desejos.
É possível envolver os meios de comunicação digitais no marketing local? Claro que sim. Na realidade, plataformas de mídia programática, como o Google Adwords e o Facebook Ads permitem uma poderosa e sólida segmentação geográfica das campanhas. Não se assuste, no entanto, se o valor das palavras-chave acabarem por subir: é uma condição natural da segmentação que compensará no futuro.
No entanto, o marketing local ainda é composto de importantes ferramentas de comunicação offline. Meios como panfletos, pôsteres e outdoors ainda têm um grande valor de comunicação, quando bem empregados. Além disso, é muito importante conhecer as revistas e jornais de bairro e região. Elas também permitem um acesso preciso ao público local.
O mais importante para a marca é, no fim, ter uma estratégia de comunicação compatível à sua estrutura e desejos. Isto pode envolver uma ação localizada ou mais global - tais ações dependerão das variáveis que compõem a história da marca.