A internet que você conhece não será mais a mesma. Ao menos se a PL 2630/2020 for aprovada na Câmara dos Deputados. Já aprovado pelo Senado, o projeto, popularmente conhecido…
A Terra é plana ou redonda? A resposta será padronizada, dependendo do usuário que acessa o Facebook ou o Google. Esse é um dos temas abordados no documentário "O Dilema…
Quem nunca encaminhou um áudio recebido no WhatsApp para outra pessoa que atire a primeira pedra. Seja para dividir com os amigos ou mesmo para uma equipe de trabalho, compartilhar…
No mundo contemporâneo, o desenvolvimento de ações de comunicação, marketing e vendas se tornaram muito maiores, em termos de alcance e distribuição, do que jamais havíamos visto anteriormente. Plataformas de…
Todos os projetos de comunicação desenvolvidos na Agência OD são considerados especiais e singulares. Esta visão não poderia ser diferente, uma vez que não concebemos a existência de uma receita…
Assim como fez com o Snapchat, quando lançou o Stories, o Instagram acaba de criar mais uma solução para tentar derrubar outro concorrente. O anúncio da criação do Reels é…
Após um vai e vem, que contou com o adiamento e depois foi revisado, a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) - lei que tem como objetivo regulamentar empresas…
Após pressão popular, mais de 650 empresas suspendem anúncios na rede social em adesão à campanha Stop Hate For Profit Muito repetida por conservadores, a frase “quem lacra, não lucra”…
Após ter publicações bloqueadas no Twitter, Facebook e Instagram, sob alegação de violar regras das redes ao publicar conteúdos considerados “enganosos ou prejudiciais”, o presidente Jair Bolsonaro seguiu os passos…
O mundo que conhecemos nunca mais será o mesmo após a pandemia da Covid-19, que já atingiu mais de 180 países. Com a falta de uma vacina para a doença,…
O famigerado "novo normal" ou, em outras palavras, o que se espera do mundo após a pandemia da Covid-19, ainda é uma incógnita em diversas áreas. Uma delas é o…
As mecânicas de indexação de páginas em buscadores continuam sendo uma grande forma de classificação do que é um website com bom trabalho de produção e aqueles que sofrem com…
Que a pandemia do novo coronavírus afetou as estruturas de toda a sociedade, nós já sabemos. Na comunicação digital, adaptações foram necessárias. O próprio ecossistema de conteúdo para marcas foi…
O Youtube se tornou, ao longo dos últimos anos, uma das mais potentes plataformas de conteúdo que existem na internet. Isto atraiu uma vasta gama de criadores de conteúdo para…
Que o Google possui uma vasta quantidade de dados sobre o comportamento de consumo de todos nós, não é surpresa para ninguém. Por isso mesmo, quando esta gigante do mercado…
Um dos grupos digitais de maior proeminência na luta contra a disseminação de notícias falsas no mundo, o Sleeping Giants, ganhou um braço e atuação no Brasil. Nas últimas semanas,…
Na atualidade, a efetividade de comunicação nas redes sociais está diretamente ligada a qualidade do diálogo que se estabelece com uma audiência. As barreiras históricas dos produtores e consumidores de…
A ofensiva das empresas do Facebook em busca de dominar o negócio de marketplaces digitais é visível. Em conjunção ao anúncio do Facebook Shops, algumas novas ferramentas de venda para…
O Facebook anunciou, no último dia 19, a adição de uma nova plataforma em sua rede social: O Facebook Shops, de acordo com a própria empresa, é uma solução de…
Vivemos um momento de incertezas. As ações em prol da proteção dos grupos de risco à ameaça da COVID-19 cobram seu preço na vida pessoal, profissional e no cotidiano das…
Pessoas que têm um negócio digital sabem da necessidade de uma boa presença na web. Isso não significa somente ter perfis de redes sociais ativos, ou um site bonito.
O período de confinamento que grande parte da população mundial vem vivendo acaba mudando a forma com que as pessoas interagem com os meios digitais. A internet é uma grande…
O cenário da pandemia do novo coronavírus gerou uma série de problemas para o mercado, como um todo. As recessões econômicas em diversos países do mundo tendem também a diminuir…
A comunicação em massa é um dos campos da sociedade contemporânea que mais evoluiu desde o início do século XX. Isso se deve, em muito, ao avanço tecnológico que possibilitou…
Ao refletirmos sobre o que a situação de quarentena nos trouxe, percebemos contextos com diferentes resultados e insights para o mercado de comunicação e marketing.
A necessidade de entrarmos em quarentena pegou muita gente de surpresa. Adaptamos a forma que vivemos em diversos pontos de nossas vidas, desde os hobbies, o contato social com amigos…
A cada nova tecnologia de comunicação que chega ao grande público, adaptam-se os serviços das plataformas de mídia social. A capacidade de processamento dos smartphones, assim como a qualidade de…
O novo coronavírus têm sido um dos maiores desafios que o mundo globalizado já enfrentou. As medidas de contenção à sua transmissão estão parando produções e o consumo em todo…
Um dos grandes temores do mercado de comunicação, no cenário da pandemia do novo coronavírus, é o esfriamento na veiculação de publicidade por parte de marcas.
Muitos de nós nutrimos, na vida cotidiana, uma rotina movimentada. Encontramos amigos, vamos a restaurantes, bares, boates, encontros e diversos outros tipos de eventos sociais de forma muito rotineira e…
A pandemia do novo coronavírus têm mudado o formato do nosso cotidiano profundamente. Isto se dá principalmente pela recomendação de confinamento que é difundida pela maioria das autoridades públicas e…
Em um mundo parado pelo alto contágio da COVID-19, estamos restritos a trabalhar de nossas casas. Este novo fato traz uma dinâmica completamente diferente ao cotidiano de cada um, como…
O estado de confinamento em que muitos de encontram, no Brasil e no mundo, demanda das pessoas uma adaptação na vida. É preciso ficar em casa, por motivos de contenção…
Em poucos meses de sua descoberta pela comunidade científica, o novo coronavírus, ou COVID-19, têm mudado a rotina de bilhões de pessoas, por todo o mundo. Sua rápida transmissibilidade torna…
Devido há uma conjuntura complexa que envolve diversos aspectos sociais e econômicos, o futebol brasileiro mudou de cara. Deixou, nas últimas décadas, de ser uma estrutura amadora e pouco desenvolvida…
A criação de uma marca é um processo normalmente associado ao desenvolvimento de peças estéticas que representem o negócio e se associem diretamente à empresa. No entanto, o trabalho de…
A criatividade sempre um grande carro-chefe de trabalhos de comunicação. Seja no design, na frase bem elaborada, ou no mote de uma campanha, o diferencial estava no toque único, dado…
O LinkedIn divulgou, no início do mês de Janeiro, uma lista com quinze profissões emergentes no Brasil para 2020. Elas representam uma grande demanda de forma geral, e transmitem tendências…
Um dos gargalos clássicos da produção de conteúdo na era digital é sua efemeridade. Nos acostumamos a consumir notícias, artigos, vídeos e outros outras formatos em uma base enorme, desde…
Entramos em uma nova década que promete trazer inovações estruturais para nossa relação com a tecnologia. Neste caso, muda também a experiência de se vivenciar também a realidade, dado o…
O comércio digital já é uma realidade sólida em grandes mercados do planeta. Cada vez mais consumidores estão à vontade para consumir no ambiente digital, e isto gera confiança do…
Se consultarmos a grande maioria da população sobre o que é um serviço de marketing, muitos ligarão o trabalho ao seu sentido promocional mais simples. Fazer um marketing é uma…
Nos últimos anos, muitas foram as ferramentas que surgiram para tornar o trabalho de comunicação ainda mais completo, tanto em âmbitos do conhecimento do público, suas dinâmicas e pensamentos, quanto…
Todos nós estamos profundamente envolvidos com o consumo. Ele está presente em nossa vida, do momento em que acordamos até a hora que vamos dormir. Muitas vezes, entretanto, estes processos…
Dentro de um trabalho de estratégia de comunicação, principalmente visando o desenvolvimento de marcas, existe uma miríade de aspectos a serem considerados os objetivos centrais do projeto. Estes visam diversas…
Qualquer processo de venda, por mais simples que seja, apresenta a suas minúcias e singularidades na jornada. Isso está estruturado desde o primeiro contato do potencial cliente com a marca…
O Facebook se tornou muito maior do que “apenas” uma rede social com bilhões de usuários. Em uma tentativa de diversificar sua já enorme base de negócios, a empresa comprou,…
Quem é usuário assíduo do Instagram, uma das mais populares redes sociais do mundo, sabe que seu potencial comercial é gigantesco. Seja de forma indireta, como a associação do consumo…
Historicamente, áreas como publicidade e marketing tentam alcançar, por meio das tecnologias vigentes ao seu tempo, a melhor estratificação do público-alvo de uma marca. Isso significa compreender suas características demográficas…
Um dos grandes adventos da tecnologia digital dentro do universo do marketing é, com certeza, a capacidade de conseguir insights sobre diversos aspectos de uma marca. Isto se deve principalmente…
Com a crescente popularização da internet nos últimos 25 anos, acompanhamos ondas de redes sociais que se tornavam verdadeiras febres entre os jovens de sua geração. Desde os bate-papos arcaicos…
O LinkedIn é uma rede social corporativa, fundada em 2002, e conhecida pelo arquétipo de ser uma grande agenciadora de empregos no mundo digital. Se você já procurou emprego na…
O trabalho de branding, ou construção da identidade de uma marca, é um estágio basilar no desenvolvimento de qualquer estratégia de comunicação que se possa fazer. Não há desenvolvimento orgânico,…
Vivemos um momento de profundo desenvolvimento na era da tecnologia digital. Na realidade, este período precede a difusão de uma série de inovações em termos de capacidade de processamento e…
O SEO já é uma ferramenta amplamente conhecida no mercado de comunicação. Desde a popularização dos motores de busca online, estar no topo dos resultados se tornou uma demanda constante,…
Entender importância do processo de reconhecimento de marca é uma parte vital de criar uma sólida estratégia de marketing. O processo conhecido internacionalmente como brand awareness tem uma gama diversificada…
O comércio digital vem ganhando grande força no varejo nacional e internacional. As vendas do já representam uma porcentagem significativa dos números totais do mercado, pelo mundo inteiro. Impressiona como…
Trabalhos de marketing são essencialmente guiados pelos principais objetivos da marca. Normalmente, estes estão ligados, direta ou indiretamente, ao aumento das vendas de um produto ou serviço. Assim, profissionais da…
Uma das grandes características da evolução tecnológica que temos vivenciado é a série de bruscas e constantes mudanças que vivenciamos no comportamento dos usuários. Em uma espécie de sinergia com…
A cada dia que passa, uma quantidade crescente de conteúdo vêm se acumulando em blogs e sites de marcas, que produzem textos ou vídeos recorrentemente. Há, com o passar do…
Uma pauta recorrente no mundo contemporâneo é a rápida ascensão das inteligências artificiais como uma grande força motriz da inovação tecnológica. Com uma capacidade de processamento fora de qualquer escala…
Um dos grandes desafios da publicidade é criar formas de se relacionar ao público de maneira genuína. Neste sentido, a estratégia de publicidade nativa se destaca como uma excelente forma…
É cada vez mais comum que o nosso consumo de conteúdo cotidiano esteja permeado dos influenciadores. Este segmento do público das redes sociais surge na era digital, como uma espécie…
Se existe um aplicativo presente em todos os momentos de nosso dia, este é o Whatsapp. Ele não só tem grande potencial no nosso cotidiano pessoal, mas também pode ser…
O Youtube se tornou uma das plataformas mais poderosas de geração de conteúdo online. Canais dos mais diversos nichos produzem milhares de vídeos extremamente interessantes para seu público. No entanto,…
Uma das grandes ferramentas que podemos utilizar para um contato mais bem elaborado e profundo com uma audiência é o email marketing. Saber trabalhar seus potenciais, em termos de conteúdo…
O comércio digital brasileiro seguiu as tendências internacionais e cresceu 16% em 2019, é o que revela pesquisa da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm).
Quem trabalha diretamente com as ferramentas do Google, seja na otimização de resultados orgânicos ou nos anúncios pagos, sabe da importância de trabalhar dentro das métricas de qualidade do buscador.…
As plataformas digitais de mídia social e dos buscadores permitiu a criação de uma gama de espaços para publicidade online. São ferramentas incríveis para anunciantes, mas podem sofrer com baixo…
O acesso à uma internet cada vez mais veloz e o desenvolvimento de hardwares potentes possibilitou que cada vez mais aparelhos de nosso cotidiano estivessem conectados ao meio digital. Isto…
Sabemos que as redes sociais são as grandes plataformas para atingirmos os públicos de marcas com maior eficiência no mundo digital. Elas agregam a audiência e é possível criar um…
Nos dias de hoje, o marketing digital oferece diversas ferramentas eficientes para a performance de campanhas e conteúdos nas redes sociais e nos motores de busca. Uma delas, que se…
A história da comunicação em massa é pautada por uma grande distância entre interlocutores. Há 30 anos atrás, na tentativa de ser ouvida, uma marca necessitaria de um spot de…
Uma das grandes discussões em torno das estratégias de marketing digital é sobre a eficiência das estratégias de marketing de conteúdo. O que o torna tão atrativo e eficiente para…
Sob qualquer aspecto da produção de conteúdo digital, a otimização dos resultados de busca (SEO) é parte fundamental no processo de compartilhamento do trabalho. Isso significa que é tão importante…
O mundo digital trouxe diversas ferramentas extremamente eficientes para profissionais em marketing. No entanto, uma das mais poderosas e populares é o remarketing. Este processo consiste em utilizar de dados…
Se você não pertence à Geração Z - definição sociológica para a geração nascida entre meados dos anos 1990 e o início do ano 2010 - provavelmente, ainda, não ouviu falar do…
Na mundo contemporâneo, o acesso a informação se tornou extremamente difundido. O ambiente digital é agora um amplo espaço de informação, notícia e opinião. Neste contexto, o trabalho de comunicação…
A discussão mais importante do mundo contemporâneo se dá em volta do espaço público. Como aproveitar melhor as cidades? Como repensá-las para o bem-estar da população?
Vítima de fraude na internet, o famoso médico Drauzio Varella recorreu à coluna que assina no Jornal Folha de São Paulo, no último domingo (01/09) para desmentir uma publicação que…
O LinkedIn é, sem dúvida, a maior plataforma de networking disponível no mundo digital. Com ela, empresas e profissionais do mundo inteiro se conectam em busca de novas oportunidades e…
Uma das funções do estudo de marketing é compreender o comportamento dos consumidores diante do momento de compra. Como, em média, se comporta uma pessoa diante da necessidade de escolher…
Os grandes debates acerca de marketing e business na atualidade se concentram em volta do mundo digital. A cada dia que passa, a tecnologia permite que conheçamos mais a fundo…
Você sabe o que é o TikTok? O TikTok é um aplicativo para Android e IOS, sendo uma plataforma de mídia social exclusiva para vídeos curtos. A rede social é…
O Facebook tem a fama, nada exagerada de querer dominar o mundo virtual. Isso ficou claro nos últimos anos, ao adquirir outras redes para o seu grupo, como os gigantes…
Pego no flagra. Um bug no Facebook, que também provocou instabilidade no WhatsApp e Instagram, no início desse mês, revelou ao mundo como funciona o mecanismo de inteligência virtual na…
Na última quarta-feira, uma novidade no Instagram ganhou grande repercussão entre os brasileiros: a rede social retirou o número de likes anteriormente exposto sob as publicações de seus usuários. Com…
Com forte concorrência entre instituições de ensino, o setor educacional é um dos mais desafiadores para quem deseja publicizar a sua marca e sair na frente na demonstração de suas…
Quando se trata de advertising, uma estratégia não anula a outra, quando bem administradas. Principalmente, se estivermos falando de Facebook ADS e Google ADS, os maiores players da grande rede…
Após o vazamento de dados de 87 milhões de usuários do Facebook - no escândalo da coleta de informações pela empresa Cambridge Analytica para utilização nas eleições de 2016 para a…
Você ouviu dizer que precisa fazer um anúncio para divulgar o seu pequeno ou médio negócio, mas não tem a mínima ideia de como utilizar as ferramentas do Google Ads?…
Você já ouviu falar em Marketing Educacional? Mesmo que a sua resposta seja um sonoro "não", aposto o que o leitor quiser: você já foi impactado por uma dessas campanhas…
A maior rede social do planeta com, atualmente, nada menos que 2.2 bilhões de usuários ativos ao redor do mundo, quer, agora, ser a maior emissora de futebol. É isso…
Rede que mais cresce no mundo, o Instagram, que já soma mais de 1 bilhão de usuários no mundo, não para de se reinventar. Além de inúmeras funcionalidades aos Stories…
Quem é usuário ativo do Instagram, certamente, já entrou no looping eterno dos vídeos, geralmente de 1 minuto, publicados na rede social. O conteúdo audiovisual, rápido e atrativo, prende a…
Em novembro de 2016, Donald Trump foi eleito presidente dos Estados Unidos, contrariando pesquisas e previsões. Um ano após a votação, o Facebook divulgou um comunicado informando que 126 milhões…
Os grandes debates acerca de marketing e business na atualidade se concentram em volta do mundo digital. A cada dia que passa, a tecnologia permite que conheçamos mais a fundo o público-alvo das marcas e oferece poderosas ferramentas de diálogo com estes grupos.
O TikTok é um aplicativo para Android e IOS, sendo uma plataforma de mídia social exclusiva para vídeos curtos. A rede social é a sucessora do musical.ly e teve um crescimento chamativo no ano de 2018 alcançando a marca de 4º aplicativo mais baixado do ano, superando gigantes como Instagram, Youtube e Snapchat.
O aplicativo possui funcionalidades de edição de vídeo com opções de adicionar trilha sonora e aplicar efeitos no vídeo, como adesivos temáticos, filtros faciais e de ambiente.
Alguns números marcantes da plataforma
No mundo, o número de downloads já ultrapassou a marca de 1 bilhão. Em dezembro de 2018, o app bateu recorde de instalação mensal, com a marca de 75 milhões.
Todos esses dados foram levantados considerando as instalações por meio das plataformas do Google Play, do Android, e App Store, do iPhone, além de estimativas de downloads na China.
Em comparação, no ano de 2018 o número de downloads do Facebook foi de 711 milhões e o Instagram ficou com 444 milhões. O TikTok, no mesmo período, conseguiu 663 milhões de downloads.
Marketing com o TikTok
Qualquer plataforma com números tão expressivos deve ser observada pelas empresas com a intenção de produzir seu próprio conteúdo para o público.
O TikTok tem um público muito bem segmentado, com a maior parte dos usuários tendo entre 16 a 24 anos, entende-se que o tipo de conteúdo ideal para plataforma são vídeos curtos, engraçados e chamativos para adolescentes. No caso da sua empresa ter a possibilidade de produzir conteúdo relevante para jovens dessa faixa etária, pode ser uma ótima ideia investir na plataforma.
Apesar do aplicativo já ter conquistado os mercados da China, Índia e Estados Unidos, o TikTok ainda não é tão grande no Brasil. Porém, certamente é apenas questão de tempo até que seja. Com isso, pode se entender uma grande oportunidade para as empresas que possuem a estrutura e capacidade para investir no TikTok, porque poderão se tornar perfis de referência com o crescimento da plataforma no cenário nacional.
O Facebook tem a fama, nada exagerada de querer dominar o mundo virtual. Isso ficou claro nos últimos anos, ao adquirir outras redes para o seu grupo, como os gigantes WhatsApp e o Instagram. No entanto, uma novidade envolvendo a rede social de Mark Zuckerberg causou burburinho em um mundo bem real: o sistema financeiro global. Isso porque a rede social anunciou o interesse no lançamento da Libra, uma criptomoeda própria com previsão para 2020. A Libra, criada em parceria a uma Associação sem fins lucrativos também chamada Libra - e que tem como membros nada menos que empresas como Mastercard, Visa, Uber e Mercado Livre - foi anunciada pelo vice-presidente de serviços de mensagens do Facebook, David Marcus. Na ocasião, o porta-voz da empresa garantiu que a Libra não vai formular política monetária ou sequer competir com outras moedas ou com os bancos centrais das nações, mas, pelo visto, outras burocracias podem impedir o lançamento da criptomoeda.
De acordo com o último relatório enviado à Comissão de Títulos e Câmbio dos Estados Unidos (SEC), o Facebook revelou a seus investidores que barreiras regulatórias podem frear os ânimos da criptomoeda, reconhecendo os fatores de risco. O documento informa que "a Libra tem gerado um escrutínio significativo de governos e reguladores em várias jurisdições e esperamos que o escrutínio continue", opinião compartilhada por Mark Zuckerberg.
"Agora, a abordagem é delinear as ideias e os valores que achamos que um serviço deveria ter, deixar um período aberto para abordar questões de reguladores, especialistas e constituintes sobre o assunto e então descobrir a melhor maneira de seguir em frente", disse o representante maior do Facebook.
Na prática, a regulação monetária se preocupa com a base de 2 bilhões de usuários diários do Facebook utilizando uma moeda que, na prática, enfraqueceria as moedas estatais e ameaçando a saúde do sistema monetário de vários países. Entre outras preocupações para a regulação fazem relação ao acesso que o Facebook teria aos dados das transações dos usuários e a possibilidade do aumento de atividades ilegais no mundo virtual, como a venda de medicamentos de uso restrito, bem como drogas e até armas.
Como funciona a Libra A proposta do Facebook, com a criação da empresa Calibra, em associação às outras grandes marcas como a Mastercard, é atuar em carteiras virtuais utilizadas, por exemplo, para pagamentos e transferência de valores entre usuários do Messenger e WhatsApp. E qual seria o câmbio? Diferente das moedas tradicionais, a Libra do Facebook não será lastreada em somente um ativo, mas, sim em uma lista de ativos mantidos pela Reserva da Libra - diversificada geograficamente - cotados entre divisas fortes como o euro, dólar, iene e libra esterlina, garantindo o grau de investimento auditável, transparente, seguro e descentralizado.
A Libra seria segura? A privacidade do usuário para estes tipos de transação será garantida pela tecnologia blockchain, incluindo, somente, os endereços públicos dos envolvidos na negociação, bem como o valor e a data com horário, com total privacidade: os dados não serão monetizados, ou seja, não servirão às sugestões de propagandas. Mas o próprio Facebook admite suas limitações ao afirmar não ter "experiência anterior significativa com moeda digital ou tecnologia blockchain, o que pode afetar adversamente nossa capacidade de desenvolver e comercializar com sucesso esses produtos e serviços",
Pego no flagra. Um bug no Facebook, que também provocou instabilidade no WhatsApp e Instagram, no início desse mês, revelou ao mundo como funciona o mecanismo de inteligência virtual na leitura das fotos publicadas. Enquanto muita gente lamentava por não conseguir acessar o conteúdo, outros conseguiram observar como a plataforma categoriza as imagens. Mas, calma, antes de pensar que há uma teoria da conspiração que garanta o mau uso de nossas fotografias. A explicação é bem simples: a funcionalidade faz parte de um projeto do Facebook para tornar as imagens mais acessíveis às pessoas com deficiência visual completa ou parcial. Isso porque, como pôde ser observado durante o bug, cada imagem exibe uma frase que a descreva para alguém que precise, em vez de vê-la, ouvir uma descrição do que está sendo exibido.
Na última quarta-feira, uma novidade no Instagram ganhou grande repercussão entre os brasileiros: a rede social retirou o número de likes anteriormente exposto sob as publicações de seus usuários. Com a decisão, apenas o próprio usuário passou a ter acesso ao número de curtidas que as suas fotos e vídeos receberam, como já acontece no Canadá, desde maio, e passou a ser aplicado, além do Brasil, na Austrália, Itália, Nova Zelândia e Japão, com pretensão de expansão a outros países ao redor do mundo. De acordo com o Instagram, a medida pretende tirar o foco dos números para que os usuários se atentem ao conteúdo publicado.
"Ao longo dos anos tive sempre um excelente atendimento pelos integrantes da OD. Buscando sempre inovações e ideias conciliatórias para solucionar objetivos e maximizar resultados inteligentes e inovadores que sempre supreendem de forma positiva, com muito profissionalismo, ética e postura. São parceiros fiéis que com muita habilidade profissional sabem conduzir com maestria a fusão dos desejos e interesses dos clientes com a técnica criativa. Minha empresa progrediu consideravelmente após o início desta profícua relação."