A internet que você conhece não será mais a mesma. Ao menos se a PL 2630/2020 for aprovada na Câmara dos Deputados. Já aprovado pelo Senado, o projeto, popularmente conhecido…
A Terra é plana ou redonda? A resposta será padronizada, dependendo do usuário que acessa o Facebook ou o Google. Esse é um dos temas abordados no documentário "O Dilema…
Quem nunca encaminhou um áudio recebido no WhatsApp para outra pessoa que atire a primeira pedra. Seja para dividir com os amigos ou mesmo para uma equipe de trabalho, compartilhar…
No mundo contemporâneo, o desenvolvimento de ações de comunicação, marketing e vendas se tornaram muito maiores, em termos de alcance e distribuição, do que jamais havíamos visto anteriormente. Plataformas de…
Todos os projetos de comunicação desenvolvidos na Agência OD são considerados especiais e singulares. Esta visão não poderia ser diferente, uma vez que não concebemos a existência de uma receita…
Assim como fez com o Snapchat, quando lançou o Stories, o Instagram acaba de criar mais uma solução para tentar derrubar outro concorrente. O anúncio da criação do Reels é…
Após um vai e vem, que contou com o adiamento e depois foi revisado, a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) - lei que tem como objetivo regulamentar empresas…
Após pressão popular, mais de 650 empresas suspendem anúncios na rede social em adesão à campanha Stop Hate For Profit Muito repetida por conservadores, a frase “quem lacra, não lucra”…
Após ter publicações bloqueadas no Twitter, Facebook e Instagram, sob alegação de violar regras das redes ao publicar conteúdos considerados “enganosos ou prejudiciais”, o presidente Jair Bolsonaro seguiu os passos…
O mundo que conhecemos nunca mais será o mesmo após a pandemia da Covid-19, que já atingiu mais de 180 países. Com a falta de uma vacina para a doença,…
O famigerado "novo normal" ou, em outras palavras, o que se espera do mundo após a pandemia da Covid-19, ainda é uma incógnita em diversas áreas. Uma delas é o…
As mecânicas de indexação de páginas em buscadores continuam sendo uma grande forma de classificação do que é um website com bom trabalho de produção e aqueles que sofrem com…
Que a pandemia do novo coronavírus afetou as estruturas de toda a sociedade, nós já sabemos. Na comunicação digital, adaptações foram necessárias. O próprio ecossistema de conteúdo para marcas foi…
O Youtube se tornou, ao longo dos últimos anos, uma das mais potentes plataformas de conteúdo que existem na internet. Isto atraiu uma vasta gama de criadores de conteúdo para…
Que o Google possui uma vasta quantidade de dados sobre o comportamento de consumo de todos nós, não é surpresa para ninguém. Por isso mesmo, quando esta gigante do mercado…
Um dos grupos digitais de maior proeminência na luta contra a disseminação de notícias falsas no mundo, o Sleeping Giants, ganhou um braço e atuação no Brasil. Nas últimas semanas,…
Na atualidade, a efetividade de comunicação nas redes sociais está diretamente ligada a qualidade do diálogo que se estabelece com uma audiência. As barreiras históricas dos produtores e consumidores de…
A ofensiva das empresas do Facebook em busca de dominar o negócio de marketplaces digitais é visível. Em conjunção ao anúncio do Facebook Shops, algumas novas ferramentas de venda para…
O Facebook anunciou, no último dia 19, a adição de uma nova plataforma em sua rede social: O Facebook Shops, de acordo com a própria empresa, é uma solução de…
Vivemos um momento de incertezas. As ações em prol da proteção dos grupos de risco à ameaça da COVID-19 cobram seu preço na vida pessoal, profissional e no cotidiano das…
Pessoas que têm um negócio digital sabem da necessidade de uma boa presença na web. Isso não significa somente ter perfis de redes sociais ativos, ou um site bonito.
O período de confinamento que grande parte da população mundial vem vivendo acaba mudando a forma com que as pessoas interagem com os meios digitais. A internet é uma grande…
O cenário da pandemia do novo coronavírus gerou uma série de problemas para o mercado, como um todo. As recessões econômicas em diversos países do mundo tendem também a diminuir…
A comunicação em massa é um dos campos da sociedade contemporânea que mais evoluiu desde o início do século XX. Isso se deve, em muito, ao avanço tecnológico que possibilitou…
Ao refletirmos sobre o que a situação de quarentena nos trouxe, percebemos contextos com diferentes resultados e insights para o mercado de comunicação e marketing.
A necessidade de entrarmos em quarentena pegou muita gente de surpresa. Adaptamos a forma que vivemos em diversos pontos de nossas vidas, desde os hobbies, o contato social com amigos…
A cada nova tecnologia de comunicação que chega ao grande público, adaptam-se os serviços das plataformas de mídia social. A capacidade de processamento dos smartphones, assim como a qualidade de…
O novo coronavírus têm sido um dos maiores desafios que o mundo globalizado já enfrentou. As medidas de contenção à sua transmissão estão parando produções e o consumo em todo…
Um dos grandes temores do mercado de comunicação, no cenário da pandemia do novo coronavírus, é o esfriamento na veiculação de publicidade por parte de marcas.
Muitos de nós nutrimos, na vida cotidiana, uma rotina movimentada. Encontramos amigos, vamos a restaurantes, bares, boates, encontros e diversos outros tipos de eventos sociais de forma muito rotineira e…
A pandemia do novo coronavírus têm mudado o formato do nosso cotidiano profundamente. Isto se dá principalmente pela recomendação de confinamento que é difundida pela maioria das autoridades públicas e…
Em um mundo parado pelo alto contágio da COVID-19, estamos restritos a trabalhar de nossas casas. Este novo fato traz uma dinâmica completamente diferente ao cotidiano de cada um, como…
O estado de confinamento em que muitos de encontram, no Brasil e no mundo, demanda das pessoas uma adaptação na vida. É preciso ficar em casa, por motivos de contenção…
Em poucos meses de sua descoberta pela comunidade científica, o novo coronavírus, ou COVID-19, têm mudado a rotina de bilhões de pessoas, por todo o mundo. Sua rápida transmissibilidade torna…
Devido há uma conjuntura complexa que envolve diversos aspectos sociais e econômicos, o futebol brasileiro mudou de cara. Deixou, nas últimas décadas, de ser uma estrutura amadora e pouco desenvolvida…
A criação de uma marca é um processo normalmente associado ao desenvolvimento de peças estéticas que representem o negócio e se associem diretamente à empresa. No entanto, o trabalho de…
A criatividade sempre um grande carro-chefe de trabalhos de comunicação. Seja no design, na frase bem elaborada, ou no mote de uma campanha, o diferencial estava no toque único, dado…
O LinkedIn divulgou, no início do mês de Janeiro, uma lista com quinze profissões emergentes no Brasil para 2020. Elas representam uma grande demanda de forma geral, e transmitem tendências…
Um dos gargalos clássicos da produção de conteúdo na era digital é sua efemeridade. Nos acostumamos a consumir notícias, artigos, vídeos e outros outras formatos em uma base enorme, desde…
Entramos em uma nova década que promete trazer inovações estruturais para nossa relação com a tecnologia. Neste caso, muda também a experiência de se vivenciar também a realidade, dado o…
O comércio digital já é uma realidade sólida em grandes mercados do planeta. Cada vez mais consumidores estão à vontade para consumir no ambiente digital, e isto gera confiança do…
Se consultarmos a grande maioria da população sobre o que é um serviço de marketing, muitos ligarão o trabalho ao seu sentido promocional mais simples. Fazer um marketing é uma…
Nos últimos anos, muitas foram as ferramentas que surgiram para tornar o trabalho de comunicação ainda mais completo, tanto em âmbitos do conhecimento do público, suas dinâmicas e pensamentos, quanto…
Todos nós estamos profundamente envolvidos com o consumo. Ele está presente em nossa vida, do momento em que acordamos até a hora que vamos dormir. Muitas vezes, entretanto, estes processos…
Dentro de um trabalho de estratégia de comunicação, principalmente visando o desenvolvimento de marcas, existe uma miríade de aspectos a serem considerados os objetivos centrais do projeto. Estes visam diversas…
Qualquer processo de venda, por mais simples que seja, apresenta a suas minúcias e singularidades na jornada. Isso está estruturado desde o primeiro contato do potencial cliente com a marca…
O Facebook se tornou muito maior do que “apenas” uma rede social com bilhões de usuários. Em uma tentativa de diversificar sua já enorme base de negócios, a empresa comprou,…
Quem é usuário assíduo do Instagram, uma das mais populares redes sociais do mundo, sabe que seu potencial comercial é gigantesco. Seja de forma indireta, como a associação do consumo…
Historicamente, áreas como publicidade e marketing tentam alcançar, por meio das tecnologias vigentes ao seu tempo, a melhor estratificação do público-alvo de uma marca. Isso significa compreender suas características demográficas…
Um dos grandes adventos da tecnologia digital dentro do universo do marketing é, com certeza, a capacidade de conseguir insights sobre diversos aspectos de uma marca. Isto se deve principalmente…
Com a crescente popularização da internet nos últimos 25 anos, acompanhamos ondas de redes sociais que se tornavam verdadeiras febres entre os jovens de sua geração. Desde os bate-papos arcaicos…
O LinkedIn é uma rede social corporativa, fundada em 2002, e conhecida pelo arquétipo de ser uma grande agenciadora de empregos no mundo digital. Se você já procurou emprego na…
O trabalho de branding, ou construção da identidade de uma marca, é um estágio basilar no desenvolvimento de qualquer estratégia de comunicação que se possa fazer. Não há desenvolvimento orgânico,…
Vivemos um momento de profundo desenvolvimento na era da tecnologia digital. Na realidade, este período precede a difusão de uma série de inovações em termos de capacidade de processamento e…
O SEO já é uma ferramenta amplamente conhecida no mercado de comunicação. Desde a popularização dos motores de busca online, estar no topo dos resultados se tornou uma demanda constante,…
Entender importância do processo de reconhecimento de marca é uma parte vital de criar uma sólida estratégia de marketing. O processo conhecido internacionalmente como brand awareness tem uma gama diversificada…
O comércio digital vem ganhando grande força no varejo nacional e internacional. As vendas do já representam uma porcentagem significativa dos números totais do mercado, pelo mundo inteiro. Impressiona como…
Trabalhos de marketing são essencialmente guiados pelos principais objetivos da marca. Normalmente, estes estão ligados, direta ou indiretamente, ao aumento das vendas de um produto ou serviço. Assim, profissionais da…
Uma das grandes características da evolução tecnológica que temos vivenciado é a série de bruscas e constantes mudanças que vivenciamos no comportamento dos usuários. Em uma espécie de sinergia com…
A cada dia que passa, uma quantidade crescente de conteúdo vêm se acumulando em blogs e sites de marcas, que produzem textos ou vídeos recorrentemente. Há, com o passar do…
Uma pauta recorrente no mundo contemporâneo é a rápida ascensão das inteligências artificiais como uma grande força motriz da inovação tecnológica. Com uma capacidade de processamento fora de qualquer escala…
Um dos grandes desafios da publicidade é criar formas de se relacionar ao público de maneira genuína. Neste sentido, a estratégia de publicidade nativa se destaca como uma excelente forma…
É cada vez mais comum que o nosso consumo de conteúdo cotidiano esteja permeado dos influenciadores. Este segmento do público das redes sociais surge na era digital, como uma espécie…
Se existe um aplicativo presente em todos os momentos de nosso dia, este é o Whatsapp. Ele não só tem grande potencial no nosso cotidiano pessoal, mas também pode ser…
O Youtube se tornou uma das plataformas mais poderosas de geração de conteúdo online. Canais dos mais diversos nichos produzem milhares de vídeos extremamente interessantes para seu público. No entanto,…
Uma das grandes ferramentas que podemos utilizar para um contato mais bem elaborado e profundo com uma audiência é o email marketing. Saber trabalhar seus potenciais, em termos de conteúdo…
O comércio digital brasileiro seguiu as tendências internacionais e cresceu 16% em 2019, é o que revela pesquisa da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm).
Quem trabalha diretamente com as ferramentas do Google, seja na otimização de resultados orgânicos ou nos anúncios pagos, sabe da importância de trabalhar dentro das métricas de qualidade do buscador.…
As plataformas digitais de mídia social e dos buscadores permitiu a criação de uma gama de espaços para publicidade online. São ferramentas incríveis para anunciantes, mas podem sofrer com baixo…
O acesso à uma internet cada vez mais veloz e o desenvolvimento de hardwares potentes possibilitou que cada vez mais aparelhos de nosso cotidiano estivessem conectados ao meio digital. Isto…
Sabemos que as redes sociais são as grandes plataformas para atingirmos os públicos de marcas com maior eficiência no mundo digital. Elas agregam a audiência e é possível criar um…
Nos dias de hoje, o marketing digital oferece diversas ferramentas eficientes para a performance de campanhas e conteúdos nas redes sociais e nos motores de busca. Uma delas, que se…
A história da comunicação em massa é pautada por uma grande distância entre interlocutores. Há 30 anos atrás, na tentativa de ser ouvida, uma marca necessitaria de um spot de…
Uma das grandes discussões em torno das estratégias de marketing digital é sobre a eficiência das estratégias de marketing de conteúdo. O que o torna tão atrativo e eficiente para…
Sob qualquer aspecto da produção de conteúdo digital, a otimização dos resultados de busca (SEO) é parte fundamental no processo de compartilhamento do trabalho. Isso significa que é tão importante…
O mundo digital trouxe diversas ferramentas extremamente eficientes para profissionais em marketing. No entanto, uma das mais poderosas e populares é o remarketing. Este processo consiste em utilizar de dados…
Se você não pertence à Geração Z - definição sociológica para a geração nascida entre meados dos anos 1990 e o início do ano 2010 - provavelmente, ainda, não ouviu falar do…
Na mundo contemporâneo, o acesso a informação se tornou extremamente difundido. O ambiente digital é agora um amplo espaço de informação, notícia e opinião. Neste contexto, o trabalho de comunicação…
A discussão mais importante do mundo contemporâneo se dá em volta do espaço público. Como aproveitar melhor as cidades? Como repensá-las para o bem-estar da população?
Vítima de fraude na internet, o famoso médico Drauzio Varella recorreu à coluna que assina no Jornal Folha de São Paulo, no último domingo (01/09) para desmentir uma publicação que…
O LinkedIn é, sem dúvida, a maior plataforma de networking disponível no mundo digital. Com ela, empresas e profissionais do mundo inteiro se conectam em busca de novas oportunidades e…
Uma das funções do estudo de marketing é compreender o comportamento dos consumidores diante do momento de compra. Como, em média, se comporta uma pessoa diante da necessidade de escolher…
Os grandes debates acerca de marketing e business na atualidade se concentram em volta do mundo digital. A cada dia que passa, a tecnologia permite que conheçamos mais a fundo…
Você sabe o que é o TikTok? O TikTok é um aplicativo para Android e IOS, sendo uma plataforma de mídia social exclusiva para vídeos curtos. A rede social é…
O Facebook tem a fama, nada exagerada de querer dominar o mundo virtual. Isso ficou claro nos últimos anos, ao adquirir outras redes para o seu grupo, como os gigantes…
Pego no flagra. Um bug no Facebook, que também provocou instabilidade no WhatsApp e Instagram, no início desse mês, revelou ao mundo como funciona o mecanismo de inteligência virtual na…
Na última quarta-feira, uma novidade no Instagram ganhou grande repercussão entre os brasileiros: a rede social retirou o número de likes anteriormente exposto sob as publicações de seus usuários. Com…
Com forte concorrência entre instituições de ensino, o setor educacional é um dos mais desafiadores para quem deseja publicizar a sua marca e sair na frente na demonstração de suas…
Quando se trata de advertising, uma estratégia não anula a outra, quando bem administradas. Principalmente, se estivermos falando de Facebook ADS e Google ADS, os maiores players da grande rede…
Após o vazamento de dados de 87 milhões de usuários do Facebook - no escândalo da coleta de informações pela empresa Cambridge Analytica para utilização nas eleições de 2016 para a…
Você ouviu dizer que precisa fazer um anúncio para divulgar o seu pequeno ou médio negócio, mas não tem a mínima ideia de como utilizar as ferramentas do Google Ads?…
Você já ouviu falar em Marketing Educacional? Mesmo que a sua resposta seja um sonoro "não", aposto o que o leitor quiser: você já foi impactado por uma dessas campanhas…
A maior rede social do planeta com, atualmente, nada menos que 2.2 bilhões de usuários ativos ao redor do mundo, quer, agora, ser a maior emissora de futebol. É isso…
Rede que mais cresce no mundo, o Instagram, que já soma mais de 1 bilhão de usuários no mundo, não para de se reinventar. Além de inúmeras funcionalidades aos Stories…
Quem é usuário ativo do Instagram, certamente, já entrou no looping eterno dos vídeos, geralmente de 1 minuto, publicados na rede social. O conteúdo audiovisual, rápido e atrativo, prende a…
Em novembro de 2016, Donald Trump foi eleito presidente dos Estados Unidos, contrariando pesquisas e previsões. Um ano após a votação, o Facebook divulgou um comunicado informando que 126 milhões…
Com forte concorrência entre instituições de ensino, o setor educacional é um dos mais desafiadores para quem deseja publicizar a sua marca e sair na frente na demonstração de suas qualidades técnicas e na consequente conquista de novos alunos.
O famigerado “diferencial” inclui desde a estrutura - seja física, no ensino presencial, ou tecnológica, no ensino à distância - conceituado corpo docente, linha educacional e, não menos importante, o custo benefício para tudo isso. Para isso, se faz fundamental um investimento em marketing. Mas não o velho marketing, com propagandas em outdoor, comerciais de TV e spot para rádio. Mas, sim, o investimento em conteúdo para o meio digital, onde realmente está o público alvo. Isso porque, de acordo com levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 75% dos domicílios brasileiros têm acesso à internet.
Ainda segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD), o smartphone é responsável por 98% dos acessos. É aí que entra o marketing digital e a utilização de ferramentas e linguagens que garantam uma comunicação assertiva e eficaz com os estudantes e pais de estudantes, com três objetivos: alcançar um público que ainda não conhece a instituição de ensino, aumentar o número de alunos matriculados e, por último, fidelizar as matrículas. Para isso, o primeiro passo é conhecer o público-alvo e capturar relevantes informações sobre ele, o que o marketing entende como "persona", ou seja, as características de um personagem fictício, mas que representa bem o seu potencial público.
Para atração desse público, se faz necessário entender quais os seus anseios, seus interesses, os problemas em relação ao ensino e, assim, traçar a comunicação de forma que mostre como a instituição de ensino pode atendê-lo e ajudá-lo. Após descobrir tais características de seu público-alvo, ao definir sua persona, chegou a hora de levar a sua mensagem até ele. No entanto, muito além de comunicar, se faz necessário seduzir o seu potencial aluno, o que é feito com um planejamento da estratégia de marketing aliado a execução e, por fim, da mensuração dos resultados obtidos para que sejam otimizados.
Ser visto para ser lembrado é essencial: um bom posicionamento na busca do Google se faz com a publicação periódica de conteúdos relevantes e que espelhem o interesse de seu público. Isso faz com que a sua instituição de ensino seja vista como referência para determinados assuntos. Essa autoridade vem com a disseminação do conhecimento que pode ser feita por meio de um blog dentro do site de sua instituição, por exemplo. Nessa estratégia, inclusive, é possível divulgar o corpo docente com participação em matérias, seja como entrevistado, colunista, comentarista ou mesmo assinando um artigo.
Toda essa estratégia de conteúdo deve ser apresentada de forma clara e acessível, em um site clean e responsivo, ou seja, pronto para ser acessado em qualquer dispositivo. Nesse estágio, após atrair visitantes, o objetivo é transformá-los em leads e, posteriormente, em um potencial aluno, inscrito para o processo de seleção que o levará até a matrícula. Por último, após a consquista de uma nova matrícula, a estratégia de marketing deve se voltar para a manutenção desse aluno. Para isso, é necessário entender o que dizem os números e promover pesquisas para entender quantos entram, quantos saem, em quanto tempo saem e por qual motivo, a chamada taxa de retenção.
Quando se trata de advertising, uma estratégia não anula a outra, quando bem administradas. Principalmente, se estivermos falando de Facebook ADS e Google ADS, os maiores players da grande rede mundial de computadores. Os mecanismos de propaganda virtual destas duas gigantes da internet são extremamente eficazes e, alinhados, podem provocar ótimos resultados para a sua estratégica de vendas e marketing. Portanto, deixe de lado a rivalidade entre as plataformas e conheça os benefícios de adotar uma visão holística do marketing de seu negócio. Os resultados são palpáveis: desde influência no alcance, aumento no engajamento e nos leads até o aperfeiçoamento de prospects, tudo isso baseado nos insights dados pelas duas plataformas.
Após o vazamento de dados de 87 milhões de usuários do Facebook - no escândalo da coleta de informações pela empresa Cambridge Analytica para utilização nas eleições de 2016 para a presidência dos Estados Unidos - o mundo entrou em alerta para uma política que garantisse a segurança dos internautas. No Brasil, quase dois anos depois, em agosto de 2018, o então presidente Michel Temer sancionou a Lei nº 13.709/2018, a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), assinada após oito anos de discussão. A LGPD, que tem como objetivo regulamentar empresas públicas e privadas quanto ao tratamento de dados pessoais de clientes e usuários, entra em vigor no país a partir de agosto de 2020.
Você ouviu dizer que precisa fazer um anúncio para divulgar o seu pequeno ou médio negócio, mas não tem a mínima ideia de como utilizar as ferramentas do Google Ads? Se o dispositivo de anúncios parece complexo para você, o Google facilitou a sua vida com a criação do AdWords Express, ideal tanto para leigos quanto para profissionais de marketing freelancers. Embora a plataforma do Express seja bem simples, o Google ainda presta assessoria para quem investir acima de R$10 por dia: você recebe suporte gratuito, por telefone, de especialistas da empresa para tirar suas dúvidas e ajudá-lo a configurar e otimizar o seu anúncio.
Você já ouviu falar em Marketing Educacional? Mesmo que a sua resposta seja um sonoro "não", aposto o que o leitor quiser: você já foi impactado por uma dessas campanhas de publicidade para instituições de ensino, sejam elas faculdades, cursos ou escolas. Baseado em um planejamento que abrange uma série de pesquisas, contínuos relatórios de monitoramento e, por fim, define as estratégias que vão às telas e ruas, o Marketing Educacional é essencial para que os ambientes particulares de ensino atraiam e, ao mesmo tempo, retenham mais alunos. O Marketing Educacional é, então, a imagem projetada da instituição de ensino.
"Ao longo dos anos tive sempre um excelente atendimento pelos integrantes da OD. Buscando sempre inovações e ideias conciliatórias para solucionar objetivos e maximizar resultados inteligentes e inovadores que sempre supreendem de forma positiva, com muito profissionalismo, ética e postura. São parceiros fiéis que com muita habilidade profissional sabem conduzir com maestria a fusão dos desejos e interesses dos clientes com a técnica criativa. Minha empresa progrediu consideravelmente após o início desta profícua relação."