A popularização do Linkedin como rede de encontro de profissionais das mais diversas áreas torna-o, mais do que um local de networking, um espaço para a confecção de negócios. Contratações, parcerias comerciais e divulgação de conteúdo são possibilidades em um ambiente onde, a princípio, todos estão interessados em dialogar e trocar conhecimentos sobre os mais diversos temas.
Desta forma, a atuação em grupos de interesse existentes dentro do site, aproveitando este espaço (inicialmente horizontal) para construir sua imagem. Com isso, fortalecendo sua reputação, a consequência é impactar de forma concreta players importantes, gerando assim leads relevantes para o seu negócio. A meta é buscar o engajamento daqueles que podem te dar como retorno parceria comercial.
O estabelecimento de que público se deseja alcançar é um passo fundamental. Assim, a pesquisa para mapear em que grupos vale a pena se engajar é o início do processo. Neste sentido, além do escopo, a participação dos integrantes é mais relevante do que a quantidade de membros. A qualidade das manifestações vai pautar seu envolvimento e, também, as respostas recebidas.
Outra percepção é manter presente nas conversas. Construir sua influência vai depender da sua interação nas discussões e na capacidade de fomentar diálogos e debates. Nem a polêmica, nem a venda oportunista. A troca deve ser o norte do envolvimento em um espaço público que estimula o networking entre interessados. Relações, também as comerciais, são sobre se posicionar e saber ouvir.
Há, ainda, a possibilidade de abertura de um grupo próprio no Linkedin. Combinado com uma gestão correta da própria página, é um caminho para estabelecer seu papel de liderança sobre o assunto de interesse da empresa. Torna-se autoridade é encontrar, dentro do campo de atuação, vácuos de abordagem. O desafio de crescer está em iluminar o quê está perto, mas não está sendo observado.