Quando pensamos em promover espaços de eventos, imediatamente algumas perguntas vêm à cabeça. Para quem esta área se destina, qual sua localização e por que ela merece algum destaque dentre o conjunto de empresas que atuam no seu nicho? São essas respostas que vão estruturar a ação publicitária. Para além disso, temos algumas dicas e truques extras. Confira abaixo. A fim de que o cliente responda adequadamente àquele questionário, convém detalhar melhor as perguntas.
Quando perguntamos a quem a área se destina, interessamo-nos por conhecer o público-alvo do negócio. É ele que vai determinar características não só do produto – no caso, o espaço para eventos – mas também sua estratégia de marketing. É um espaço para jovens? Crianças? Casamentos? Ou estamos falando de uma casa que, em termos etários, é flexível? Se assim for, selecionaremos nosso cliente-padrão por outro critério, como renda ou perfil de hábitos e preferências. É para gente com gosto clássico ou para pessoas mais excêntricas?
Tudo isso influencia nas estratégias de divulgação. Seguindo a mesma lógica, a localização também é muito importante. Se estiver em uma via movimentada, utilizar o visual privilegiado para efetivamente “ser visto” é um caminho sedutor. Se for o caso, considere investir em uma comunicação visual que capture os olhares dos transeuntes. A dica vale sobretudo se o espaço de eventos tiver perfil mais popular. Torná-lo efetivamente “um ponto”, isto é, fazê-lo ser conhecido por todos é passo importante para identifica-lo a algumas aspirações que todos temos.
A partir daí, os sonhos serão acompanhados de um lugar específico: casar no seu espaço, dar uma festa daquelas lá, ver aquele show ali e etc. Finalmente, o que tem de novo frente à concorrência? Essa característica particular deve ser exaltada – claro, se positiva. Seu espaço de eventos tem uma piscina atraente? Não seria interessante colocar uma foto panorâmica na abertura do site? O que chama atenção é a capacidade de público? Invista em fotografias que mostrem o salão lotado.
Lembre-se sempre: o mesmo processo de valorização dos pontos fortes é de relativo ocultamento dos pontos fracos. Há, ainda, medidas que servem para todos públicos. O fulcro de qualquer estratégia de marketing é ser (bem) visto. Assim, anúncios em revistas e mídias digitais deve estar ao menos no campo de possibilidades. Parece caro? Pois saiba que publicidade não é gasto: é investimento. Bons eventos!