O ambiente digital já está consolidado como um dos mais importantes meios de comunicação da sociedade contemporânea. Mais que o simples acesso à conteúdos em páginas da web, nossa vida está profundamente baseada no mundo online.
A forma de consumo de conteúdo, por exemplo, mudou drasticamente. A cada dia que passa, o streaming online de produções multimídia se estabelece como o principal modelo de negócios das empresas de mídia. Grandes nomes como HBO, Disney e Fox, entre diversas outras, já estabeleceram sua plataforma online de conteúdo.
É evidente que tamanhas mudanças irão afetar também o mercado de publicidade e mídia nos próximos anos. Números do eMarketer revelam uma escalada no investimento em mídia digital.
Em um período de quatro anos (2016-2020), o investimento em mídia digital salta de $68 bilhões anuais para $105bi. Um crescimento real como este acontece em momentos singulares e causa mudanças drásticas no mercado. Entre 2017 e o início de 2018, registrou-se a ultrapassagem da internet como o maior destino de investimento de mídia, desbancando a televisão, que liderava o registro há décadas.
O cenário é, então, otimista para os entusiastas do meio digital. Além de mais oportunidades de trabalho com os mecanismos de publicidade online disponíveis atualmente, há a maior probabilidade que novas plataformas e estruturas, ainda mais arrojadas e eficazes, sejam arquitetadas.
As preocupações, no entanto, não podem ser escondidas. Tamanho crescimento dos investimentos em mídia digital nos leva a preocupações antes não existentes. A discussão sobre privacidade e segurança dos dados digitais nunca foi tão importante como no ano de 2018. No entanto, situações parecidas foram vividas no estabelecimento de praticamente todos os meios de comunicação, como a televisão, o rádio e o jornal. No fim, os meios digitais sairão fortalecidos e maduros.