Você já ouviu falar em Inbound Marketing? Natural dos Estados Unidos, Inbound Marketing ou Marketing de Atração (em livre tradução), representa a união de estratégias: Marketing de Conteúdo, Relacionamento com o público e Automação de Marketing. A estratégia tem como objetivo atrair e converter clientes, de forma voluntária, provocando mais vendas ao demonstrar autoridade e atratividade sobre o assunto.
O conceito nasceu em 2009, após o lançamento do livro “Inbound Marketing: seja encontrado usando o Google, a mídia social e os blogs”, dos autores Brian Halligan e Dharmesh Shah. E qual a diferença entre o Marketing tradicional (ou Outbound Marketing)? Simples: no Inbound Marketing, quem procura a empresa é o público, ao contrário da outra versão, que publiciza, puramente.
De forma casada na estratégia, após a chegada do público ao site/rede social da empresa, inicia-se um processo de relacionamento, com conteúdo personalizado ao público-alvo . Na prática, a empresa atrai seu público e uma potencial audiência ao assumir o papel de referência em determinado assunto, influenciando a opinião de seus clientes.
Por exemplo, uma grande rede de academias que, em vez de publicar anúncios de seus planos, aposta em um conteúdo voltado a uma vida saudável e os benefícios da prática de exercícios físicos. Por isso, “Marketing de Atração”, já que atrai o público por meio de um direcionado conteúdo a ser publicado. Ou seja, o Inbound Marketing é responsável por atrair, envolver, encantar, estimular e criar uma conexão com o público.
Em outras palavras, em vez de “atrapalhar” o feed nas redes sociais do público-alvo, o Inbound Marketing se refere a chegar ao usuário como uma solução, um conteúdo relevante, que precisa ser visto. Para isso, o Inbound Marketing é baseado, basicamente, em 5 verbos: influenciar, aumentar, engajar, priorizar e gerar. Entenda:
Influenciar
Sem imediatismo, ou seja, sem falar do objeto da venda diretamente, o conteúdo relevante influência o público à compras do produto/serviço em um futuro próximo.
Aumentar
O Marketing de Atração é responsável por aumentar o reconhecimento de sua marca.
Engajar
Fazer com que o público interaja e compartilhe, de forma voluntária, o seu conteúdo.
Priorizar
Faz com que o público considere o seu conteúdo relevante, prioritário, ou seja, a ponto de procurar por sua marca para entender sobre determinado assunto.
Gerar
O Marketing de Interação tem como objetivo gerar leads a baixo custo (em linhas gerais, “lead” representa quem entra em contato com sua empresa, de forma voluntária, e, a partir de um bom relacionamento, se torna um potencial cliente.