O Youtube se tornou, ao longo dos últimos anos, uma das mais potentes plataformas de conteúdo que existem na internet. Isto atraiu uma vasta gama de criadores de conteúdo para sua estrutura, vendo nesta plataforma um local ideal para desenvolver negócios de mídia.
Isto levou o próprio Youtube a se adaptar ao longo dos anos. Toda a estrutura de monetização se modificou drasticamente, em busca de atrair os investimentos publicitários, que servem como combustível para melhores produções nos canais.
Um novo passo nessa profissionalização é o Youtube Video Chapters, uma ferramenta recém-implementada na plataforma, que promete auxiliar no desenvolvimento de narrativas longas nos canais.
O modelo de vídeos sequenciados no Youtube sempre foi um desafio para os criadores de conteúdo. Por não existir nenhuma ferramenta que criasse elos entre vídeos específicos, o trabalho de linká-los em uma ordem sempre foi complicado, sendo feito principalmente em forma de playlists, que acabava não sendo a maneira mais prática de armazenar, de forma coesa, os vídeos sequenciados.
Esta ferramenta, assim, não só resolve um problema estrutural da plataforma, mas aponta para o interesse de fomentar conteúdos cada vez mais densos, complexos e longos por parte dos canais. Este esforço começou com a criação dos Youtube Spaces por todo o mundo, que funcionam como locações, com grande estrutura de produção, para criadores com mais de 10 mil inscritos em seus canais.
Ao longo do tempo, as adições de ferramentas não pararam, principalmente em relação a monetização de vídeos e trabalhos cotidianos com os criadores. Todo este esforço classifica e Youtube como a grande potência de desenvolvimento criativo multimídia do presente e do futuro.