A ofensiva das empresas do Facebook em busca de dominar o negócio de marketplaces digitais é visível. Em conjunção ao anúncio do Facebook Shops, algumas novas ferramentas de venda para o Instagram foram anunciadas pelo conglomerado.
Todas as novas funcionalidades têm claro apelo aos vendedores locais. O argumento da inserção destas na plataforma se relaciona à crise da COVID-19, que afeta principalmente este segmento do comércio. Os recursos são voltados principalmente ao formato stories e fazem parte de uma série de ações da rede social em favor a quarentena.
O sticker “Apoie as pequenas empresas” têm como função principal a divulgação de contas comerciais dos negócios locais, numa tentativa de ligar consumidores com estes estabelecimentos. É possível adicionar um título e algumas fotos na figurinha, que redireciona diretamente à perfil do negócio.
Outro recurso de grande utilidade é o pedido de refeição. Este, diretamente ligado a uma conversão para o negócio, está disponível somente para contas comerciais. É um sticker, que expõe a oferta do pedido e cria um elo com a ferramenta de e-commerce do negócio. Em sua essência, se trata de um facilitador para os negócios, que podem ter mais exposição de seus produtos num ambiente de alcance enorme.
A estratégia do Facebook de inserir ferramentas de compra em suas plataformas caminha a passos largos para se tornar um dos players de maior força no mercado de e-commerce. A integração entre as redes com os mensageiros Whatsapp e Messenger tem o potencial de transformar o ambiente numa grande plataforma e-commerce, com a vantagem de ter seu acesso e alcance provenientes de redes sociais.