O Facebook anunciou, no último dia 19, a adição de uma nova plataforma em sua rede social: O Facebook Shops, de acordo com a própria empresa, é uma solução de e-commerce para usuários da rede, que pretende ser de fácil utilização e integrada a outras plataformas co-irmãs, como o Whatsapp e o Instagram.
O desenvolvimento da plataforma já ocorria há algum tempo, mas seu lançamento foi antecipado em virtude da pandemia da COVID-19. Muitos estabelecimentos nos EUA, assim como em todo o mundo, fecharam suas portas no período, e uma solução se vendas digitais seria essencial no momento.
O sistema é simples, acompanha a identidade visual da rede e pode ser uma maneira eficiente de pequenos lojistas finalmente colocarem seu negócio no meio digital. A integração com outras redes ocorrerá, e produtos poderão ser linkados em lives e stories de Instagram, e com fácil comunicação com o Whatsapp.
Não se têm informações se o Facebook Shops terá a adesão de grandes lojistas. Em sua apresentação oficial, o principal argumento abordava a situação de comerciantes de pequeno porte, como lojas de bairro ou mesmo franquias regionais.
O movimento insere o Facebook, mesmo que ainda apenas como um mediador, na batalha pelo mercado de e-commerce, que tem concorrentes de peso, como a Amazon. O grande ponto de vantagem para a rede de Mark Zuckerberg, neste caso, é a sua integração com outras plataformas de muita popularidade.
Esta capilaridade pode garantir parte do mercado no futuro, principalmente ser uma plataforma de fácil utilização, com produtos reconhecidos pelo mercado, que têm a confiança do usuário digital e têm um grande alcance no mundo inteiro.