A necessidade de entrarmos em quarentena pegou muita gente de surpresa. Adaptamos a forma que vivemos em diversos pontos de nossas vidas, desde os hobbies, o contato social com amigos e, principalmente no trabalho.
Muitas empresas adotaram o home office como saída para o prosseguimento dos trabalhos neste período. É o caso principalmente para setores cujas tarefas são executáveis via internet. Atualmente, a estrutura de conexão que temos em casa, em média, é suficiente para que quase tudo seja feito sem grandes preocupações.
O maior problema está, no entanto, nas questões mais subjetivas, como a adaptação de cada pessoa nesta momentânea realidade. Como indivíduos, nos habituamos com padrões e repetições, tanto na vida pessoal quanto profissional. De alguma forma, isto nos conforta e dá uma sensação de estabilidade ao cotidiano.
Quando precisamos mudar nosso comportamento, é comum que existe um período de adaptação. Muitos não estão acostumados a trabalhar de casa, e ver o lar como um ambiente de trabalho pode desregular horários, causar desconfortos e perda organização.
A melhor dica para isto é se manter rígido com uma rotina. Mantenha um despertador definido para os dias da semana, tome café e leia notícias, por exemplo. Ao passar do tempo, nós também nos adaptaremos a esta rotina.
Para muitos, o próprio vestuário pode ser um empecilho. A tendência a não nos concentrarmos em tarefas profissionais é maior se tivermos vestidos com pijamas ou roupas notadamente utilizadas em casa. Isto se dá por termos uma tendência de associação destas ao relaxamento e descanso e lazer.
As regras e disciplinas do horário de trabalho também valem dentro de casa. Evite conversas em grupos de whatsapp e tempo excessivo gasto nas mídias sociais. Dentro de casa, também temos a tendência de nos perder nestas questões mais facilmente.
No entanto, regule os horários, a fim de não trabalhar demais. Estar em casa também nos faz perder a noção de passagem do tempo, principalmente quando estamos muito concentrados em tarefas de trabalho. Por isso, pare na hora devida, e utilize o tempo normalmente gasto em deslocamento para outras atividades.
É muito importante também entender que todo novo processo passa por naturais adaptações. E isto demanda tempo e paciência de todos os envolvidos. Por isso, é importante ter calma no momento. Assim conseguiremos enfrentar esta crise com tranquilidade e eficiência.