A criação de uma marca é um processo normalmente associado ao desenvolvimento de peças estéticas que representem o negócio e se associem diretamente à empresa. No entanto, o trabalho de branding vai muito além de manifestações visuais: ele é a concepção da própria marca.
A criação desta identidade passa por um entendimento completo de vários aspectos, desde o modelo de negócios da empresa, sua relação com o mercado, clientes, como seu profissionais são vistos, e diversos outros aspectos.
Em termos de futuro, é essencial criar um horizonte a ser buscado, um norte no qual são determinados os objetivos e pelo qual se luta diariamente. É nestes termos que o trabalho de criação dos pilares de marketing, os pontos de missão, valores e visão, são tão importantes para a criação de uma cultura da marca.
Criar um trabalho bem feito dentro destes parâmetros é muito importante para o desenrolar do futuro desta marca. Não só em objetivos, mas na relação cotidiana que fornecedores, clientes e colaboradores terão com esta identidade. Saber instituir esta personalidade faz parte de um bom trabalho de branding.
Concomitantemente, as manifestações estéticas também têm grande valor no desenvolvimento. Elas são a apresentação do trabalho, em última análise. Assim, devem ser coerentes com os pilares e objetivos da marca.
Finalmente, o trabalho de branding deve ser executado de maneira ampla, olhando atentamente para os mais diversos aspectos de ação que são relevantes ao segmento do mercado em questão. É minucioso, leva tempo, mas traz resultados duradouros para a marca.