Um dos gargalos clássicos da produção de conteúdo na era digital é sua efemeridade. Nos acostumamos a consumir notícias, artigos, vídeos e outros outras formatos em uma base enorme, desde a popularização dos meios de comunicação digital.
Este fato se deve em grande parte à enorme oferta de conteúdos que encontramos nas principais plataformas e serviços da internet. Gratuitas ou pagas, estas oferecem uma infinidade de novidades a serem consumidas todos os dias, e se torna impossível ver tudo que é produzido.
Neste sentido, é necessário que o profissional de comunicação tenha em seu horizonte de execuções uma estratégia de reposicionamento destes conteúdos para consumo do público. Esta é a melhor maneira de criar um consumo contínuo de conteúdos parados em um website.
O primeiro passo para aplicar esta estratégia em prática é mapear as editorias de conteúdo. Quais são os principais tópicos do canal/blog? Como estes se relacionam entre si e historicamente, ao desenrolar da produção de novos conteúdos? Todos estes pontos de convergência criam uma rede de relações de linkagem, aonde os conteúdos se referenciam e criam tráfego interno.
Um conteúdo com interesse perene, que não perdeu sua relevância ao passar do tempo, é um grande hub de links. Ele é sempre alimentado por novas produções, ao ser referenciado. Assim, gera tráfego e ainda ajuda no posicionamento do site em mecanismos de busca, uma vez que a relevância dos conteúdos é fator de grande importância no processo.
É importante saber integrar estes conteúdos em estratégias de publicação nas mídias sociais, para que também recebam tráfego externo, e em ações de SEO, com o intuito de terem boa performance em resultados de busca. Assim, as produções estarão sempre com boa performance nos resultados, tendo assim relevância e importância no projeto de comunicação.