O comércio digital já é uma realidade sólida em grandes mercados do planeta. Cada vez mais consumidores estão à vontade para consumir no ambiente digital, e isto gera confiança do mercado quanto ao futuro do segmento no varejo, bem como cria perspectivas otimistas sobre seu market share futuro.
É importante, portanto, que profissionais de comunicação estejam cada vez mais familiarizados com as boas práticas deste mercado, entendendo profundamente quais são os aspectos que dão credibilidade e eficiência aos principais e-commerces do mundo.
Ao analisar modelos de varejo como o da a Amazon, por exemplo, percebe-se claramente que suas estratégias de serviço são voltadas a criar segurança aos clientes com restrições ao comércio digital.
A espera pelo recebimento do produto era um grande gargalo, que foi resolvido com a criação do Prime, um pacote de vantagens vendido sob assinatura. A garantia da entrega em dois dias, por um acréscimo mínimo, resolveu este problema de forma categórica.
Algumas outras ações também foram altamente efetivas para o desenvolvimento deste mercado, principalmente por parte da Amazon. As condições flexíveis de cancelamento e devolução são avanços que também trouxeram um expressivo número de consumidores para o comércio digital.
Assim, a grande demanda de comunicação que se faz necessária à marcas que possuem lojas digitais é a sensação de segurança e conforto do usuário ao optar pela compra online. Estas ações são o principal vetor de crescimento deste segmento de mercado no mundo.