Se consultarmos a grande maioria da população sobre o que é um serviço de marketing, muitos ligarão o trabalho ao seu sentido promocional mais simples. Fazer um marketing é uma frase muito comum, mas que normalmente revela uma necessidade de estratégias mais complexas para projetos não tão simples quanto parecem.
Um trabalho de marketing, em sua essência, engloba diversos fatores que, ao convergirem, devem apontar para um sentido central, ou o objetivo daquele negócio no momento. Assim, ele atua como um guia norteador, que apresenta soluções para problemas diversos, normalmente ligados à comunicação.
E a produção de conteúdo é uma destas soluções. Com o advento do ambiente digital, este termo se popularizou muito. Os ascensão de blogueiros, youtubers e outros produtores de conteúdo para o centro de importantes debates nacionais, inclusive para a vida política de diversos países, é uma prova de que o aquilo que está sendo gerado na web tem relevância em panoramas-macro.
Para marcas, não é diferente. Produzir conteúdo retira a instituição de uma posição meramente publicitária, e a coloca num ambiente de debate. Este modelo não é necessariamente novo, nem pertence somente à era da internet. Seriados, programas de auditório e transmissões esportivas patrocinadas por marcas são uma praxe que formou a indústria midiática do ocidente.
No entanto, a conjuntura tecnológica que se desenvolveu nos últimos 25 anos barateou a produção e transmissão destes conteúdos. Criaram-se avenidas de comunicação que conectam público e marca de forma direta. Esta relação gera muito mais autenticidade na comunicação, e estruturando um novo modelo de relação entre estes dois polos.
Por fim, cabe a análise que esta relação é o principal desejo da audiência jovem. Pesquisas recentes elucidam que as novas gerações de potenciais consumidores, nascidos e criados no ambiente digital, dão grande valor à sua relação com uma marca, principalmente no consumo de conteúdo produzido por estas. Esta é uma relação única, uma ferramenta de comunicação e criação de afetos que é muito poderosa.