Devido há uma conjuntura complexa que envolve diversos aspectos sociais e econômicos, o futebol brasileiro mudou de cara. Deixou, nas últimas décadas, de ser uma estrutura amadora e pouco desenvolvida para se tornar economicamente pujante, estruturada e cada vez melhor planejada.
Além de tornar o produto mais sofisticado, este movimento ajuda a própria infraestrutura futebolística a saber se posicionar como uma opção internacional às ligas europeias, utilizando das características únicas do nosso futebol, mundialmente reconhecido pelo talento e qualidade de jogo, como um diferencial que só nós conseguimos entregar.
Isto, no entanto, depende de uma ponte que só um bom trabalho de comunicação pode entregar. O marketing digital entre os grandes clubes do futebol brasileiro já é utilizado com certo nível de sofisticação. Isto é visível no cuidado que estas entidades já parecem ter quanto às principais mídias sociais do mercado, assim como os resultados nos motores de busca e nas eventuais aparições offline.
Entretanto, existem diversos pontos na estruturação da comunicação dos clubes que deixa a desejar. Não vemos, por exemplo, uma convergência a fim de perseguir mercados internacionais em nenhum tipo de horizonte das nossas agremiações. Este posicionamento já foi tomado pelas ligas europeias e também pela MLS, dos EUA, que é considerada de pior nível técnico que nosso futebol.
Assim, percebemos que a modernização em certos aspectos do futebol brasileiro é vista também em certos aspectos de comunicação. Existem diversos aspectos que podem ver melhorias, principalmente no que tange a exploração de novos mercados e a utilização das redes como uma maneira de atrair novos torcedores que consumam produtos agregados à marca regularmente.