O Facebook se tornou muito maior do que “apenas” uma rede social com bilhões de usuários. Em uma tentativa de diversificar sua já enorme base de negócios, a empresa comprou, nos últimos anos, uma série de outros negócios com potencial na área de tecnologia, que deram uma gama enorme de atuação para a gigante de Mark Zuckerberg.
Atualmente, estão na linha de frente dos principais produtos da Facebook Inc. o próprio Facebook, o Instagram, o Whatsapp e o Messenger. Existem dezenas de outras empresas também adquiridas neste período, mas elas não representam uma fatia tão grande dos negócios: um grande exemplo é Oculus VR, comprada em 2014 por US$ 2 bilhões, mas que ainda não representa uma escala considerável dos negócios.
Dentro dos quatro listados, há uma enorme gama de públicos, tribos, utilizações e produtos que de fato transformam as operações do Facebook Inc. em algo muito diversificado. No entanto, é a integração destes recursos que torna tudo isso interessante para empresários, gestores, empreendedores e profissionais do marketing.
O Whatsapp, por exemplo, ganhou uma importante característica corporativa: sua versão Business auxilia toda a cadeia de comércio a se comunicar de forma muito mais estruturada com os clientes finais e potenciais parceiros. Já o Messenger, solução de chat vinculada ao Facebook desde sua criação, também apostou na automação de chats para perfis corporativos, com bots que inclusive avisam sobre a postagem de novos conteúdos de sua página.
A possibilidade de integrar todas estas soluções também se tornou um grande projeto da Facebook Inc. Existem mecanismos de linkagem automática em anúncios de Facebook e Instagram com Messenger e Whatsapp, por exemplo. Por serem plataformas amplamente populares, são muito mais eficientes que leads gerados via formulário.
Assim, percebemos que a gama de soluções de comunicação que nos oferecem estes produtos é imensa. Quando integrados, seus serviços são ainda mais poderosos, principalmente para os trabalhos mais cotidianos de uma estratégia de marketing.