Dentro de um trabalho de estratégia de comunicação, principalmente visando o desenvolvimento de marcas, existe uma miríade de aspectos a serem considerados os objetivos centrais do projeto. Estes visam diversas consequências à marca, desde exposição, reconhecimento, dentro da área de branding, e a geração de leads e vendas no campo comercial do trabalho.
O lead é, em resumo, uma intenção de compra por parte da audiência de um determinado produto ou serviço. Assim, numa linha do tempo da jornada de compra, a sua solidificação está entre o reconhecimento da marca e a concretização da venda. É, portanto, um momento de grande importância nesta narrativa, e se torna um objetivo valioso aos departamentos comerciais de marcas.
Esse objetivo pode se concretizar das formas mais diversas possíveis dentro de um plano de comunicação. Seja no preenchimento de um formulário de interesse numa landing page até um contato via chat no Whatsapp. O importante é que o potencial cliente entre em contato com a marca.
Dentro do planejamento estratégico de marketing, o lead pode ser cultivado e buscado das mais diversas maneiras. A captação da audiência ocorre nos principais canais de comunicação da marca. Estes podem ser as redes sociais mais identificadas com a audiência, passando pelos principais motores de busca da internet, até meios offline, como revistas, jornais, feiras, palestras, e qualquer spot que alcance o público-alvo de forma efetiva.
Uma vez impactada, esta audiência deve ser trabalhada nas mais diversas arenas que estiverem dentro do planejamento. Assim cria-se uma associação entre a demanda por um determinado serviço e a marca em questão. Se esta for bem solidificada, o interesse virá naturalmente, dentro da urgência da demanda. Há, também, o público que é atingido assim que a demanda é criada. Este, normalmente, entra em contrato por meio de sugestões em anúncios programáticos, como nas pesquisas de Google.
Este trabalho é altamente complexo, e demanda pesquisa e um planejamento estratégico cuidadoso por parte dos profissionais envolvidos, que irão mapear cada uma destas arenas, a fim de entender suas dinâmicas, e como elas se relacionam dentro da jornada do usuário.
Por isso, um bom trabalho de nutrição de leads é complexo e demanda grande conhecimento da jornada de consumo do produto ou serviço. Porém, no fim das contas, é de grande valor aos objetivos comerciais da marca. Somente com o mapeamento deste lead, entendendo sua dinâmica de solidificação, é possível clarear a estratégia ideal de vendas.