O LinkedIn é uma rede social corporativa, fundada em 2002, e conhecida pelo arquétipo de ser uma grande agenciadora de empregos no mundo digital. Se você já procurou emprego na internet, provavelmente investiu algumas horas de sua vida na criação de um perfil, mandando alguns currículos por lá.
No entanto, por mais que a procura de emprego seja um dos grandes serviços da rede, esta está longe de ser sua única e exclusiva função. Atualmente, o LinkedIn se estrutura como uma network de contatos das mais diversas áreas e mercados da sociedade. Usuários compartilham e debatem assuntos relevantes à suas respectivas áreas, e acabam por criar boas relações entre si.
Esta network não só possibilita a entrada de gente nova e interessante em sua rede, mas fomenta o conhecimento e o pensamento crítico sobre seu mercado e profissão. Isto é algo extremamente importante para o usuário que está numa rede corporativa, e acaba por ser um produto de alto valor.
Em termos de propaganda, o LinkedIn também pode apresentar um bom retorno para anunciantes que tenham um público B2B ou um interesse em uma audiência de uma certa profissão ou campo específico. Neste sentido, a rede é extremamente específica e consegue entregar estas demografias. Suas ferramentas de anúncio são variadas, e possibilitam uma gama interessante de estratégias de campanhas.
É importante olhar para o LinkedIn com ideias mais complexas do que costumamos ter sobre esta rede. Vê-la como uma boa arena de discussão em diversas áreas e também como um campo interessante para o desenvolvimento de estratégias de comunicação que visam públicos corporativos pode ser uma excelente ideia.