Entender importância do processo de reconhecimento de marca é uma parte vital de criar uma sólida estratégia de marketing. O processo conhecido internacionalmente como brand awareness tem uma gama diversificada de usos, e pode servir aos mais diferentes objetivos traçados por uma marca.
Em um primeiro momento, o trabalho de reconhecimento de marca deve mapear e entender todos as possibilidade de canais de comunicação que podem ser usados para atingir um público-alvo. Sejam estes on ou offline, em vídeo ou em texto, nos stories do Instagram ou em um outdoor de rodovia, é extremamente importante que os discursos de todos os veículos estejam alinhados. A meio varia, enquanto a mensagem se mantém estável.
Numa análise mais ampla, o argumento do produto e o discurso da marca também devem estar concisos entre times de vendas, funcionários de atendimento, e qualquer colaborador que tenha contato com o público. De fato, a ideia que representa uma marca acaba por extrapolar os limites da comunicação de massa, e deve ser pensada em um nível microscópico também.
Um bom plano de brand awareness também abarca outros fatores que influenciam na construção da cultura em volta de uma marca. A criação de conteúdo, por exemplo, idealmente deverá também estar conectada com o discurso alinhado em publicidade, vendas, relações institucionais e outros setores. Apenas com esta visão panorâmica de todos os processos, é possível pensar na criação de uma identidade, de fato.
O conteúdo não só ajuda a solidificar uma imagem, mas funda a ideia da marca como uma agente de diálogo também. Uma montadora que, além de investir em spots de televisão para que demonstram sua preocupação em produzir carros não poluentes, expõe suas pesquisas em forma de conteúdo, ganha credibilidade. Para além disso, se tornam referência no assunto, ajudam a criar discussões, e fidelizam um público relacionado ao tema.
Estratégias como um bom brand awareness devem ser pensadas e feitas em uma parceria entre clientes e profissionais de comunicação que estejam dispostos a pensar maneiras complexas e bem elaboradas de se comunicar com o público. Este não é um plano executive simples, mas é altamente eficaz, com certeza.