O comércio digital vem ganhando grande força no varejo nacional e internacional. As vendas do já representam uma porcentagem significativa dos números totais do mercado, pelo mundo inteiro. Impressiona como os consumidores aderiram de forma aberta à essa modalidade de compra, e como esperam cada vez mais e mais da experiência de consumo digital.
Por isso, é extremamente importante que as marcas estejam cada vez mais aptas a aderir ao comércio digital. Não somente como um modelo adaptado do varejo clássico, mas principalmente dentro das expectativas deste formato de vendas, que apresenta suas especificidades.
O crescimento das vendas digitais passa diretamente pelo entendimento que público consumidor tem certas preocupações em relação ao processo de compra, e que estes gargalos mereciam soluções singulares.
Por exemplo, gigantes do varejo digital como a Amazon têm políticas flexíveis de retorno de encomendas, inclusive com um rápido sistema de devolução do pagamento. As opções de entrega expressa também tornam o tempo de espera menor, fato que também é um incentivador de vendas. Estas políticas se transformam em credibilidade da marca perante o consumidor -- uma garantia de satisfação nesta dinâmica de consumo.
Para além das políticas logísticas flexibilizadas, o investimento em boa comunicação é essencial. Evidentemente, o trabalho de marketing é importante para qualquer marca, no entanto, neste mercado, uma execução de ideias que atraiam o público para experimentar o mercado digital é essencial.
Empresas como a Netshoes, por exemplo, já realizaram ações de marketing envolvendo segmentações especiais de local e público para atingir consumidores que pesquisavam o preço de artigos esportivos enquanto estavam em lojas físicas. Em seus anúncios, ofereciam descontos no produto exato pesquisado. Esta técnica gera leads ao comércio digital, pois cria um argumento de atração para um público ainda com dúvidas.
Por fim, é sempre importante entender de que forma é possível explorar novas estratégias do comércio digital. Dentro de contextos diferentes de público e produto, cada planejamento será singular, variando em demandas específicas.