O Youtube se tornou uma das plataformas mais poderosas de geração de conteúdo online. Canais dos mais diversos nichos produzem milhares de vídeos extremamente interessantes para seu público. No entanto, é importante saber otimizar aspectos de busca para maximizar os resultados.
Para começar, vale relembrar o que é SEO, ou search engine optimization (otimização dos mecanismos de busca). Este trabalho consiste em trabalhar a elaboração de um conteúdo específico pensando nos parâmetros de rankeamento dos algoritmos de busca.
No caso do Youtube, por ser uma empresa pertencente ao Google, usa-se a mesma inteligência de algoritmos que é aplicada no mais popular motor de buscas do mundo. Isso ajuda em vários aspectos do trabalho. Um bom trabalho de SEO, neste caso, garante resultados tanto na busca do Youtube quanto do Google. Isso se deve ao fato das duas plataformas estarem conectadas.
Para um trabalho de SEO de qualidade, a primeira medida importante é pesquisar, com cuidado, as palavras-chave que serão usadas no título e descrição do vídeo.O uso de keywords populares em seu nicho é um dos garantidores de bons resultados de busca, uma vez que o conteúdo tende a ser acionado quando apresenta uma densidade de termos qualitativos.
A parte legal é que existem plataformas bem interessantes e gratuitas para medir popularidade de palavras-chave, como o Google Trends, por exemplo. Ele também dá uma relação de pesquisas por tempo e também pela localização. Existem, evidentemente, ferramentas mais completas, mas que são pagas.
As estratégias para se escolher a palavra-chave também variam. Em casos que demandam uma boa colocação perene, pode ser interessante escolher termos com menos apelo, mas que mantenham uma média constante de acessos. Estes são mais fáceis de se posicionar com qualidade, e posteriormente garantem melhores colocações em keywords mais populares de forma mais fácil.
Depois disso, é importante utilizar desta informação adquirida para produzir título, descrição e tags do vídeo. Dê preferência por uma escrita sintética e curta nestes campos -- o Google tende a premiar a linguagem jornalística nestes casos.
Por fim, é sempre importante reafirmar que não há SEO que funcione sem um conteúdo qualificado. Pelo fato de que uma boa produção gera naturalmente comentários, curtidas, compartilhamentos, e tudo o que é necessário para produtos populares. Por isso, é tão importante investir num alto valor de produção quanto em otimização de buscas.