Sabemos que as redes sociais são as grandes plataformas para atingirmos os públicos de marcas com maior eficiência no mundo digital. Elas agregam a audiência e é possível criar um sentimento de pertencimento e afeto entre cliente e marca, estabelecendo vínculos antes inimagináveis entre estas partes.
Para além deste fato, é importante sabermos o uso específico de cada plataforma social, em seu respectivo contexto de funcionalidade, base de usuários, atuação e outros aspectos. O LinkedIn, por exemplo, é uma grande rede social para assuntos de negócio.
A rede social tem um potencial incrível não só para quem procura trabalho, mas para marcas que desejam estabelecer boas relações com possíveis parceiros de negócio, processo batizado de Marketing B2B (Business to Business, ou de negócio para negócio).
Abaixo, vamos listar algumas ferramentas e insights do bom uso do LinkedIn para negócios:
No LinkedIn Ads. Uma das grandes ferramentas desenvolvidas pelo LinkedIn para estratégias de Marketing é o LinkedIn Ads. É uma plataforma de impulsionamento de conteúdo, semelhante àquelas que vemos no Facebook, no Twitter e no próprio Google. No entanto, ela tem diversas funções adaptadas ao mundo corporativo.
A primeira delas é a ferramenta de email marketing da plataforma. A ferramenta possibilita a criação de campanhas que enviem conteúdo diretamente para a caixa de mensagens dos usuários segmentados. É uma excelente opção de disparo de mensagens para usuários com o perfil desejado para a empresa, que pode se beneficiar de um tom mais pessoal na linguagem do texto.
Ainda dentro da plataforma de anúncios do Linkedin, destaca-se a opção de segmentação da audiência por empresa e por interesse de atuação. Com isso, é possível escolher apenas quem atua em seu mercado para receber o conteúdo patrocinado. É uma grande vantagem na hora de criar um bom renome entre as empresas do setor.
Para além do conteúdo patrocinado, o LinkedIn é muito eficiente para detalhar os principais produtos, serviços e cases de sucesso de sua marca. Além da página de perfil clássica, existe a Showcase Page: uma página que apresenta segmentos específicos da empresa. Funciona muito bem em casos de negócios que possuem produtos em diversos segmentos, com públicos distintos. Estas páginas segmentadas são excelentes compilados para serem apresentados a possíveis parceiros.
E por fim, o LinkedIn desenvolveu a característica de se partilhar conteúdo relevante à área de atuação da marca. É uma ótima oportunidade de criar autoridade em relação à seu mercado. Um bom conteúdo propagado nesta mídia pode fazer grande diferença no desenvolvimento de sua marca.