Nos dias de hoje, o marketing digital oferece diversas ferramentas eficientes para a performance de campanhas e conteúdos nas redes sociais e nos motores de busca. Uma delas, que se tornou extremamente popular, é a otimização de ranqueamento por palavras-chave, também chamado de SEO.
Você provavelmente já ouviu falar nele, mas entende de fato quais são as premissas para a escolha de boas palavras-chave, que irão performar bem em sua estratégia de marketing? Fizemos uma lista com alguns dos aspectos mais importantes deste trabalho:
Parâmetros de SEO a ter em mente. Em primeiro lugar precisamos considerar o volume de pesquisas que recebe uma palavra-chave dentro de um determinado campo de pesquisas. Palavras com grande volume apresentam, consequentemente, forte concorrência nas pesquisas, seja em resultados orgânicos ou em anúncios.
No entanto, existem parâmetros para performar bem nestes campos. Os algoritmos do Google tendem a indexar as páginas por ordem de eficiência em aspectos como o tempo de carregamento da página, sua estruturação e também a qualidade do conteúdo. Isso é medido tanto por testes, quanto pelo comportamento dos usuários em na página de destino.
Por isso, a melhor estratégia para a boa performance de SEO é uma estruturação competente da página e de seu conteúdo, utilizando as palavras-chave interessantes em todos os campos possíveis, layouts de carregamento rápido e um conteúdo bem desenvolvido.
Onde realizar a pesquisa de palavras-chave? Existem diversas ferramentas na internet que muito ajudam nessas horas. O Google Trends é exemplo de plataforma que oferece dados completos de pesquisas no Google, considerando o tempo e a posição geográfica da audiência. É uma ótima ferramenta de insights da popularidade de uma palavra-chave, bem como seu uso ao passar do tempo (se apresenta popularidade sazonal, por exemplo, como “natal”).
A Keyword Tool também é uma ótima ferramenta de pesquisa. Neste caso, ela não apresentará resultados para insight, mas uma lista de palavras-chave, baseadas na sua plataforma de busca e na palavra inserida. É muito eficiente para a criação de um vocabulário otimizado para pesquisas, que pode ser utilizado no conteúdo em geral.
Por fim, é sempre importante entender bem qual é a intenção de sua marca nas plataformas digitais. A partir desta análise, fica mais fácil de compreender quais as ferramentas que ajudam no processo de ranqueamento nos motores de busca. Bons profissionais de marketing irão saber interpretar cenário e irão apresentar uma estratégia eficiente.