A história da comunicação em massa é pautada por uma grande distância entre interlocutores. Há 30 anos atrás, na tentativa de ser ouvida, uma marca necessitaria de um spot de TV ou rádio, ou de um espaço em um jornal ou revista que mais se adequasse ao público.
Com o advento do ambiente digital, esse paradigma mudou. É cada vez mais comum que a audiência tenha um contato muito próximo com suas marcas preferidas, o que cria grandes oportunidades de estabelecer laços fortes com este público.
Como, então, fazemos para criar este contato? É importante ter em mente alguns parâmetros básicos desta relação. Ela se dá pela criação de uma linguagem que esteja adaptada ao universo da audiência. Isto criará estes laços desejados com seu público.
Veja, abaixo, algumas dicas de como acertar essa linguagem.
Conheça profundamente seu(s) público(s). Uma das grandes vantagens que as ferramentas digitais oferecem é a possibilidade de conhecer com detalhes o seu público. É muito importante entender seus gostos, comportamentos, desejos e aspirações. Essas informações são uma parte importante da pesquisa de composição da linguagem para as mídias sociais.
Outro fato é que pode existir mais de um público a ser conhecido. Grandes marcas têm audiências diferentes para um mesmo produto. Esses públicos podem coexistir em espaços diferentes, o que torna plenamente possível o desenvolvimento de linguagens únicas, adaptadas à realidade de cada um.
Estabeleça um diálogo constante com a audiência. Uma vez que o trabalho de conhecimento da sua audiência foi feito, é importante estar em um diálogo constante com ela. Isto ajuda a entender melhor o que esse grupo pensa da marca como um todo, em termos de produtos, serviços, posicionamentos e muito mais. Atualmente, as redes sociais são o melhor termômetro para obter estas informações.
Escolha com atenção os temas abordados nas redes. Em tempos de grande sensibilidade quanto aos debates nas redes sociais, é muito importante que o trabalho de curadoria dos assuntos a serem discutidos seja cuidadoso. Não se trata de omitir pautas caras à marca. No entanto, é importante entender o contexto para que o assunto não se volte contra quem o propôs. Grandes marcas de cosméticos, por exemplo, sofreram grandes críticas por defenderem a diversidade na beleza feminina, mas continuarem a ter cremes anti-idade como produto principal. Estes casos merecem atenção especial na atualidade.
Cuidado com a artificialidade da persona criada. Uma vez que a linguagem a ser usada nas redes sociais de uma marca é definida, é importante tomar um grande cuidado com sua naturalidade. Muitas marcas pecam ao tentar soar de forma muito pessoal com sua audiência, o transparece uma intenção artificial. Por isso, o trabalho de redação deve ser o mais natural possível, tanto no texto quanto na escolha das pautas a serem discutidas.
Por fim, é importante somar os dados sobre seu público com a naturalidade na redação. Estes pontos criarão uma comunicação muito eficiente com a audiência. Será completa e não corre o risco de ser artificial.