Sob qualquer aspecto da produção de conteúdo digital, a otimização dos resultados de busca (SEO) é parte fundamental no processo de compartilhamento do trabalho. Isso significa que é tão importante garantir o acesso ao conteúdo quanto propriamente produzi-lo.
Os vídeos do Youtube não estão fora desta lógica. É extremamente importante saber produzir uma boa otimização dos mecanismos de busca, com o intuito de obter um rankeamento expressivo.
Aqui vão algumas dicas de como otimizar seus resultados de SEO com dicas simples, porém eficazes.
Descreva seu canal de forma completa. Enriqueça os campos de preenchimento de informação com o maior detalhamento possível. Uma descrição vaga do canal dificulta um bom rankeamento, no fim do dia. Por isso, seja o mais específico em relação à que tipo de conteúdo espera o espectador naquela página.
Faça uma curta introdução ao tema do vídeo. É importante que o espectador tenha a possibilidade de entender previamente do que se trata o vídeo, sem necessariamente ter que vê-lo inteiro. Por isso, o Youtube premia aqueles que introduzem uma pequena descrição ao tema no início do vídeo.
Descreva o tema com riqueza na descrição. A descrição do vídeo é um campo poderosíssimo para o rankeamento SEO do conteúdo. Uma boa redação, que contenha as palavras-chave centrais ao tópico, pode ajudar muito na popularidade do vídeo.
Insite o debate nos comentários. O engajamento da audiência nos comentários também é ponto importante para o bom rankeamento do vídeo nos resultados de busca. Por isso, é importante que esse aspecto seja inserido ao fim de cada vídeo. Pergunte a opinião dos espectadores, instigue-os a comentar sobre o tópico.
Conecte o vídeo à outros de seu canal. É muito importante que o espectador veja mais de um vídeo de seu canal em um acesso. Isso pode ser alavancado ao adicionar links a vídeos anteriores que abordem o mesmo tópico, ou que sejam de interesse do público.