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Com forte concorrência entre instituições de ensino, o setor educacional é um dos mais desafiadores para quem deseja publicizar a sua marca e sair na frente na demonstração de suas qualidades técnicas e na consequente conquista de novos alunos.

O famigerado “diferencial” inclui desde a estrutura - seja física, no ensino presencial, ou tecnológica, no ensino à distância - conceituado corpo docente, linha educacional e, não menos importante, o custo benefício para tudo isso. Para isso, se faz fundamental um investimento em marketing. Mas não o velho marketing, com propagandas em outdoor, comerciais de TV e spot para rádio. Mas, sim, o investimento em conteúdo para o meio digital, onde realmente está o público alvo. Isso porque, de acordo com levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 75% dos domicílios brasileiros têm acesso à internet. 

Ainda segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD), o smartphone é responsável por 98% dos acessos. É aí que entra o marketing digital e a utilização de ferramentas e linguagens que garantam uma comunicação assertiva e eficaz com os estudantes e pais de estudantes, com três objetivos: alcançar um público que ainda não conhece a instituição de ensino, aumentar o número de alunos matriculados e, por último, fidelizar as matrículas. Para isso, o primeiro passo é conhecer o público-alvo e capturar relevantes informações sobre ele, o que o marketing entende como "persona", ou seja, as características de um personagem fictício, mas que representa bem o seu potencial público. 
 
Para atração desse público, se faz necessário entender quais os seus anseios, seus interesses, os problemas em relação ao ensino e, assim, traçar a comunicação de forma que mostre como a instituição de ensino pode atendê-lo e ajudá-lo. Após descobrir tais características de seu público-alvo, ao definir sua persona, chegou a hora de levar a sua mensagem até ele. No entanto, muito além de comunicar, se faz necessário seduzir o seu potencial aluno, o que é feito com um planejamento da estratégia de marketing aliado a execução e, por fim, da mensuração dos resultados obtidos para que sejam otimizados.   
 
Ser visto para ser lembrado é essencial: um bom posicionamento na busca do Google se faz com a publicação periódica de conteúdos relevantes e que espelhem o interesse de seu público. Isso faz com que a sua instituição de ensino seja vista como referência para determinados assuntos. Essa autoridade vem com a disseminação do conhecimento que pode ser feita por meio de um blog dentro do site de sua instituição, por exemplo. Nessa estratégia, inclusive, é possível divulgar o corpo docente com participação em matérias, seja como entrevistado, colunista, comentarista ou mesmo assinando um artigo. 
 
Toda essa estratégia de conteúdo deve ser apresentada de forma clara e acessível, em um site clean e responsivo, ou seja, pronto para ser acessado em qualquer dispositivo. Nesse estágio, após atrair visitantes, o objetivo é transformá-los em leads e, posteriormente, em um potencial aluno, inscrito para o processo de seleção que o levará até a matrícula. Por último, após a consquista de uma nova matrícula, a estratégia de marketing deve se voltar para a manutenção desse aluno. Para isso, é necessário entender o que dizem os números e promover pesquisas para entender quantos entram, quantos saem, em quanto tempo saem e por qual motivo, a chamada taxa de retenção.
 
 
 

O que nossos clientes estão falando?

  • "Minha experiência é a melhor possivel. O atendimento é impecável!!!"

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    Laura Ganon

    CEO - Fink Mobility

  • "Ao longo dos anos tive sempre um excelente atendimento pelos integrantes da OD. Buscando sempre inovações e ideias conciliatórias para solucionar objetivos e maximizar resultados inteligentes e inovadores que sempre supreendem de forma positiva, com muito profissionalismo, ética e postura. São parceiros fiéis que com muita habilidade profissional sabem conduzir com maestria a fusão dos desejos e interesses dos clientes com a técnica criativa. Minha empresa progrediu consideravelmente após o início desta profícua relação."

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    Rogê Castello Branco

    CEO - Castello Branco Investigações

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