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A história da comunicação em massa é pautada por uma grande distância entre interlocutores. Há 30 anos atrás, na tentativa de ser ouvida, uma marca necessitaria de um spot de TV ou rádio, ou de um espaço em um jornal ou revista que mais se adequasse ao público. 

Com o advento do ambiente digital, esse paradigma mudou. É cada vez mais comum que a audiência tenha um contato muito próximo com suas marcas preferidas, o que cria grandes oportunidades de estabelecer laços fortes com este público. 

Como, então, fazemos para criar este contato? É importante ter em mente alguns parâmetros básicos desta relação. Ela se dá pela criação de uma linguagem que esteja adaptada ao universo da audiência. Isto criará estes laços desejados com seu público.

Veja, abaixo, algumas dicas de como acertar essa linguagem. 

Conheça profundamente seu(s) público(s). Uma das grandes vantagens que as ferramentas digitais oferecem é a possibilidade de conhecer com detalhes o seu público. É muito importante entender seus gostos, comportamentos, desejos e aspirações. Essas informações são uma parte importante da pesquisa de composição da linguagem para as mídias sociais. 

Outro fato é que pode existir mais de um público a ser conhecido. Grandes marcas têm audiências diferentes para um mesmo produto. Esses públicos podem coexistir em espaços diferentes, o que torna plenamente possível o desenvolvimento de linguagens únicas, adaptadas à realidade de cada um. 

Estabeleça um diálogo constante com a audiência. Uma vez que o trabalho de conhecimento da sua audiência foi feito, é importante estar em um diálogo constante com ela. Isto ajuda a entender melhor o que esse grupo pensa da marca como um todo, em termos de produtos, serviços, posicionamentos e muito mais. Atualmente, as redes sociais são o melhor termômetro para obter estas informações. 

Escolha com atenção os temas abordados nas redes. Em tempos de grande sensibilidade quanto aos debates nas redes sociais, é muito importante que o trabalho de curadoria dos assuntos a serem discutidos seja cuidadoso. Não se trata de omitir pautas caras à marca. No entanto, é importante entender o contexto para que o assunto não se volte contra quem o propôs. Grandes marcas de cosméticos, por exemplo, sofreram grandes críticas por defenderem a diversidade na beleza feminina, mas continuarem a ter cremes anti-idade como produto principal.  Estes casos merecem atenção especial na atualidade.

Cuidado com a artificialidade da persona criada. Uma vez que a linguagem a ser usada nas redes sociais de uma marca é definida, é importante tomar um grande cuidado com sua naturalidade. Muitas marcas pecam ao tentar soar de forma muito pessoal com sua audiência, o transparece uma intenção artificial. Por isso, o trabalho de redação deve ser o mais natural possível, tanto no texto quanto na escolha das pautas a serem discutidas. 

Por fim, é importante somar os dados sobre seu público com a naturalidade na redação. Estes pontos criarão uma comunicação muito eficiente com a audiência. Será completa e não corre o risco de ser artificial.

 

Uma das grandes discussões em torno das estratégias de marketing digital é sobre a eficiência das estratégias de marketing de conteúdo. O que o torna tão atrativo e eficiente para a construção de relacionamento entre marcas e público?

A resposta para esta pergunta não é simples. No entanto, ela passa necessariamente pela execução de uma boa estratégia de marketing, que aborde as principais demandas da marca naquele momento, e saiba utilizar do ferramental existente para resolver estes problemas de forma eficiente. 

Uma destas ferramentas, no caso, é o marketing de conteúdo. Ela é extremamente eficiente no momento de criar laços entre marca e público. Portanto, é um mecanismo muito bom para estratégias completas, que vão desde o reconhecimento da marca até a conversão da audiência em clientela. 

O primeiro grande motivo do conteúdo ser eficiente está na criação de empatia. Vender não é um ato fácil, principalmente se a estratégia não contar com nenhum benefício evidente ao consumidor. Por isso, o conteúdo bem desenvolvido, que cumpre os objetivos de informar, entreter e finalmente formar opinião, é de suma importância. 

A construção deste trabalho também é subdividida em partes de execução. São etapas importantes deste trabalho a pesquisa de público, que entende o comportamento da audiência; a curadoria de conteúdo; e a boa redação, que compreende técnicas de rankeamento, uso de palavras-chave e texto bem escrito.

Se estas etapas são bem executadas, a audiência passa a confiar naquilo que a marca anuncia. É evidente que o anúncio, por sua vez, deve estar de acordo com o que vem sendo construído pelo marketing. 

Por fim, percebemos que o conteúdo é parte fundamental de um trabalho de marketing completo e arrojado. Ele tem grande função de criar laços com a audiência, o que se torna parte central do processo de vendas.

 

Sob qualquer aspecto da produção de conteúdo digital, a otimização dos resultados de busca (SEO) é parte fundamental no processo de compartilhamento do trabalho. Isso significa que é tão importante garantir o acesso ao conteúdo quanto propriamente produzi-lo. 

Os vídeos do Youtube não estão fora desta lógica. É extremamente importante saber produzir uma boa otimização dos mecanismos de busca, com o intuito de obter um rankeamento expressivo. 

Aqui vão algumas dicas de como otimizar seus resultados de SEO com dicas simples, porém eficazes. 

Descreva seu canal de forma completa. Enriqueça os campos de preenchimento de informação com o maior detalhamento possível. Uma descrição vaga do canal dificulta um bom rankeamento, no fim do dia. Por isso, seja o mais específico em relação à que tipo de conteúdo espera o espectador naquela página. 

Faça uma curta introdução ao tema do vídeo. É importante que o espectador tenha a possibilidade de entender previamente do que se trata o vídeo, sem necessariamente ter que vê-lo inteiro. Por isso, o Youtube premia aqueles que introduzem uma pequena descrição ao tema no início do vídeo. 

Descreva o tema com riqueza na descrição. A descrição do vídeo é um campo poderosíssimo para o rankeamento SEO do conteúdo. Uma boa redação, que contenha as palavras-chave centrais ao tópico, pode ajudar muito na popularidade do vídeo. 

Insite o debate nos comentários. O engajamento da audiência nos comentários também é ponto importante para o bom rankeamento do vídeo nos resultados de busca. Por isso, é importante que esse aspecto seja inserido ao fim de cada vídeo. Pergunte a opinião dos espectadores, instigue-os a comentar sobre o tópico. 

Conecte o vídeo à outros de seu canal. É muito importante que o espectador veja mais de um vídeo de seu canal em um acesso. Isso pode ser alavancado ao adicionar links a vídeos anteriores que abordem o mesmo tópico, ou que sejam de interesse do público.

 

O mundo digital trouxe diversas ferramentas extremamente eficientes para profissionais em marketing. No entanto, uma das mais poderosas e populares é o remarketing. Este processo consiste em utilizar de dados dos usuários, obtidos em visitas à páginas de seu website, para realizar outras estratégias de marketing. 

É muito comum que vejamos anúncios de produtos que já visitamos na internet, por exemplo. Este talvez seja o exemplo mais popular e clássico de remarketing. Porém, existem outros aspectos deste trabalho que podem ser extremamente úteis para o seu trabalho.

Conheça agora três outros usos do remarketing que farão a diferença no seu trabalho: 

Analise padrões e tendências da base de usuários

Um dos grandes erros de quem capta dados de usuários é não os analisar com o máximo de profundidade. Plataformas de marketing fornecem dados captados que são extremamente específicos. Esta informação, se bem apurada, serve para diversas áreas do seu negócio, desde aprimoração do serviço/produto, placement e propaganda em geral. 

Crie ações específicas para cada perfil de usuário

Com os dados uma vez analisados, é mais fácil de compreender determinados padrões em segmentos da sua base de usuários. Assim, é possível de realizar uma infinidade de ações de marketing e publicidade para estes públicos. Hotsites, anúncios individuais, e até peças de conteúdo específicos para os gostos dos grupos. 

Crie Laços com o Público

O remarketing também oferece uma ótima oportunidade para marcas criarem laços mais estreitos com seus públicos. Isto deve ser feito por meio da criação e curadoria de conteúdo, independentemente da forma de mídia. O fator do remarketing ajuda a que este trabalho seja encontrado pela base de usuários mais facilmente. 

Por fim, é sempre importante trabalhar de forma criativa com os dados que se obtêm. Por vezes, um determinado mercado apresenta especificidades que irão criar novas formas de trabalhar com o remarketing. O mais importante é estar atento à estas oportunidades.

 

Se você não pertence à Geração Z - definição sociológica para a geração nascida entre meados dos anos 1990 e o início do ano 2010 - provavelmente, ainda, não ouviu falar do aplicativo Tik Tok. O "ainda", em destaque na frase que abre esse texto é proposital: a simpática rede social baseada em vídeos curtos, entre 15 e 60 segundos, conquista, a cada dia mais, adeptos em todo o mundo. Já são mais de 500 milhões de usuários em todo o planeta, de acordo com um levantamento da consultoria SensorTower. Febre na Ásia, principalmente entre indianos e chineses, o aplicativo chegou com força na América em 2018, inclusive, chegando a ser mais baixado que o Facebook e o Instagram nos Estados Unidos, no último trimestre do ano passado.

O perfil bem humorado do Tik Tok parece explicar o sucesso: são vídeos curtos que utilizam dublagens musicais, danças, clipes e esquetes de humor. Vale ressaltar que a fusão com o aplicativo Musical.ly impulsionou o alcance da rede social, que passou a contar com a migração automática do público. Com o formato das redes sociais de sucesso, o Tik Tok permite seguir e ser seguido por outros perfis, além de funções como curtir, comentar e compartilhar publicações. Disponível para os sistemas iOS e Android, o aplicativo da rede social é gratuito e o login pode ser feito com acesso via Facebook ou Google.

Embora com vasto conteúdo internacional, o catálogo do Tik Tok já conta com um bom repertório em português para as dublagens, tudo separado por categorias e indicando as tendências. Os efeitos visuais também estão presentes nas postagens, com filtros faciais e de ambiente, bem como permite o uso de hashtags para categorizar e facilitar a busca do conteúdo por meio de suas legendas. Conheça, abaixo, os dez perfis mais famosos no Tik Tok que, curiosamente, conta com "desconhecidos" do público brasileiro, artistas indianos e até um cachorro entre o TOP 10.

1. Loren Gray - Cantora (32,7 milhões de seguidores)
2. Baby Ariel - atriz (29,8 milhões de seguidores)
3. Mr. Faisu - grupo indiano de influenciadores Team 07 (23,7 milhões de seguidores)
4. Kristen Hancher - grupo de influenciadores Team 10, em Los Angeles (23 milhões)
5. Jacob Sartorius - influenciador no Musical.ly - (20,7 milhões de seguidores)
6. JiffPom - cachorro que atuou em clipe da Kay Perry - (19,4 milhões de seguidores)
7. Jannat Zubair Rahmani - atriz indiana (19,2 milhões de seguidores)
8. Gilmher Croes - Croes Brothers (18,4 milhões de seguidores)
9. Riyaz Afreen - ator indiano (18,3 milhões de usuários)
10. Dobre Twins - humoristas (16,6 milhões de seguidores)

O que nossos clientes estão falando?

  • "Minha experiência é a melhor possivel. O atendimento é impecável!!!"

    star5

    Laura Ganon

    CEO - Fink Mobility

  • "Ao longo dos anos tive sempre um excelente atendimento pelos integrantes da OD. Buscando sempre inovações e ideias conciliatórias para solucionar objetivos e maximizar resultados inteligentes e inovadores que sempre supreendem de forma positiva, com muito profissionalismo, ética e postura. São parceiros fiéis que com muita habilidade profissional sabem conduzir com maestria a fusão dos desejos e interesses dos clientes com a técnica criativa. Minha empresa progrediu consideravelmente após o início desta profícua relação."

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    Rogê Castello Branco

    CEO - Castello Branco Investigações

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